Top

Gilberto Salvador abre a mostra “Abraço da Água – Swimming Pool”

Foto: Henrique Luz

A Estufa, espaço expositivo na Vila Madalena, convidou o artista plástico Gilberto Salvador para expor um conjunto de pinturas com técnicas mistas, nas quais o tema da série está focado nas experiências existenciais do artista com a água. A exposição “Abraço da Água – Swimming Pool”, abre nesta sexta-feira (05.08), exibindo uma série de obras decorrentes das meditações, em que o artista passou, por 50 anos, nadando, ora no mar e mais constantemente em piscinas.

Gilberto Salvador – Foto: Henrique Luz

Esta experiência deixou marcas em seu discurso estético de forma tão marcante quanto as suas apropriações técnicas em sua linguagem. A constância das sessões de natação foi emoldurada pelos aladrilhamentos das piscinas, onde o artista cadeirante centrava seus esforços físicos, gerando um rebatimento em seu discurso estético, cores, luzes e, principalmente, transpassavam para as suas poéticas, em que suas meditações e introspecções ficaram bastante definidas.

Foto: Henrique Luz

A série, resultante destes momentos ladrilhados, é composta por dez unidades. E, para a exposição, o artista exibirá nove e mais quatro gravuras com a temática água. As pinturas foram criadas em metal de grandes proporções com tinta acrílica sobre cartão e madeira, posteriormente fundidas com resina acrílica e fibra de vidro. Já nas gravuras, Salvador usou método técnico centenário, em que a gravação é feita com Água- Forte e Água-Tinta e, também, com o uso contemporâneo do espaço, que às vezes são quase monotípicas, pois a inserção das cores foi feita individualmente e cada uma é série de cinco unidades, tornando-as quase únicas.

Foto: Henrique Luz

 Os dois módulos de amostras são claramente limitados e fazem um capítulo especial na vida do artista, portanto, trata-se de um encontro limitadíssimo em seu percurso à exposição.

A Estufa – Rua Wizard, 53, Vila Madalena, São Paulo, SP.

Mais de Cultura