Cultura

Galeria Marília Razuk estreia exposições de Maria Andrade e Fabrício Lopez

Share

Obra de Maria Andrade – Foto: Ana Pigosso

Neste sábado (06.08), a Galeria Marília Razuk abre, simultaneamente, individuais dos artistas Maria Andrade e Fabrício Lopez. Com texto de Rodrigo Naves, a exposição Sem Sombra de Dúvida”, de Maria, apresenta cerca de 30 pinturas inéditas, são paisagens ora imaginadas ora recordadas, e também pinturas inspiradas em desenhos de tapeçaria. Já em “Selva”, mostra com texto assinado por José Augusto Ribeiro, Lopez traz ao público xilogravuras de grande dimensão e serigrafias produzidas ao longo do período de isolamento social imposto pela pandemia.

É por meio da pintura que a obra de Maria ganha vida. Em sua nova exposição, ela apresenta suas diversas formas de criar paisagens. “Às vezes são mais abstratas, não é bem a realidade”, explica a artista.

Em “Sem Sombra de Dúvida”, Maria desdobra memórias de paisagens das serras do Rio de Janeiro e traz, também, as paisagens que habitam seu imaginário. Aficionada pelo gesto de criar e ver nascer cores, Maria diz que as telas são quase um pretexto para usar a paleta que nasce em suas mãos.

Sem se prender a regras pictóricas, Maria busca trazer o que chama de luz interna às suas obras. Suas paisagens não supõem dias ensolarados, como escreve o crítico e historiador de arte Naves no texto que acompanha a exposição. “A representação do sol foi pintada inúmeras vezes. Foi metáfora do fim de uma era, do início de um novo mundo ou do trabalho árduo, realizado a sol a pino. Na pintura de Maria o sol está ausente. Essa característica dá a sua arte uma ambiguidade repleta de alternativas de observação”, reflete Naves.

Obra de “Selva”, individual de Fabrício Lopez na Galeria Marília Razuk – Foto: Divulgação

“Selva”

O caderno de um artista é, por vezes, seu ateliê portátil. É uma espécie de incubadora para as grandes ideias. Os trabalhos com carvão sobre madeira e as serigrafias de grandes dimensões criadas por Lopez e exibidas em “Selva”, nasceram a partir dos desenhos criados durante o período de isolamento imposto pela pandemia. São imagens oníricas e também de observações do cotidiano onde, em comum, a coloração preta predomina – tal qual um luto.

A “Selva” de Lopez traz um cenário de urgências em obras que expressam a intensidade dos elementos, das linhas, das figuras e das sugestões de figuras. Não ao caso, entre as principais características de sua obra está a distensão dos limites da gravura.

Segundo Ribeiro, diretor artístico da galeria e autor do texto que acompanha a mostra, “são inquietações que se apresentam de saída na escala dos trabalhos, denotativa da vocação pública e da vontade de abrangência dessa produção. E não que este sejam trabalhos necessariamente grandes no tamanho, tampouco estão entre os maiores já realizados pelo artista. Mas tratam-se de obras vultosas, pelas proporções em que se dão as relações entre imagem, suporte e arquitetura”, afirma.

O trabalho de Lopez costuma ser referenciado pela ampliação à escala mural das impressões de xilogravura; por retrabalhar e apresentar matrizes de grande formato como suporte final do trabalho; ou ainda por incorporar, nessas experiências, também os materiais, as ferramentas, os processos e os repertórios de outras linguagens das artes visuais – do desenho, da pintura, da colagem, do relevo, da fotografia, da instalação – e de outras manifestações – do cinema, dos quadrinhos, da literatura.

Por meio de uma dessas experiências, o artista chegou à série de relevos que dá título à mostra, “Selva”. “Nessas obras, Lopez apresenta pela primeira vez um trabalho com pintura e entalhe sobre chapas de madeira (em tamanho padronizado pelo comércio) que não foram utilizadas antes como matriz – e que foram, portanto, atacadas de saída para ser como se apresentam agora”, diz Ribeiro. “ A ‘selva’, aqui, é uma vastidão cerrada de planos diversos, com operações que se iniciam em marcações feitas com carvão, seguidas pelo nanquim aguado distribuído com rolinho e pincel e, depois ainda, pelos cortes no suporte feitos com a goiva. No resultado, surgem os contrastes: entre pretos com densidade diferentes, do carvão e das tintas mais e menos liquefeitas; entre os pretos todos e a crueza da madeira; entre o que ali vem do desenho, o que vem da pintura e o que vem do entalhe, ao mesmo tempo imbrincados e em negociações constantes”, finaliza o curador.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024