Top

Série leva espectador a uma viagem no tempo pelos palcos paulistanos

Teatro Eva Wilma – Foto: Divulgação

A arte, enquanto linguagem, estabelece diálogos e relações que não são palpáveis às comunicações cotidianas – fala e escrita. No cenário da maior capital da América Latina, São Paulo, sua história diversa e multicolorida muitas vezes só pode ser contada a partir da arte que ela própria inspirou. Grande parte desse legado mantém-se vivo a partir dos grandes palcos espalhados pela cidade, verdadeiros guardiões da quinta arte, que agora inspiram a série “História Presente”, lançada pelo Sesc TV no mês de julho, e exibida sempre aos sábados, às 18h.

“História Presente” possui 22 episódios no total, e semanalmente vão ao ar dois capítulos da série, até setembro. No mês de agosto, cada episódio, com cerca de 5 minutos de duração, contará a história de um dos seguintes palcos: Teatro Faap, Teatro Folha, Auditório do Masp, Teatro Renaissance, Teatro Eva Wilma, Teatro Bibi Ferreira, Teatro Circo dos Sonhos e Teatro do Centro da Terra.  Todos os episódios estão disponíveis sob demanda em sesctv.org.br/historiapresente.

A série reencontra tablados, artistas e pessoas que testemunharam as histórias de famosas produções teatrais que passaram pela metrópole desde a década de 1960, o que lhe confere um status de importante registro tanto de um passado distante, quanto dos tempos atuais. Todo o conteúdo ficará disponível e acessível para a nova geração de artistas da cena, o público em geral, estudiosos e futuras gerações.

O primeiro episódio, a ser exibido em 6 de agosto, conta a história do Teatro Faap, inaugurado em 1976 com a peça “Moratória”, de Jorge Andrade. Entre causos e lembranças daqueles que fazem parte de sua trajetória, as reflexões pairam desde um olhar sobre a peculiar estrutura do teatro, que não tem coxias nem urdimento e tem duas colunas no meio do palco, até a sua história recente, com o espetáculo “No Topo da Montanha”, estrelado por Lázaro Ramos e Thais Araújo.

No dia 13 de agosto, o SescTV exibirá três episódios da série, tendo o Auditório do Masp, o Teatro Folha e o Teatro Renaissance como protagonistas. Enquanto os dois últimos são integrantes relativamente novos do circuito teatral paulistano, apesar de já receberam grandes estrelas como Beatriz Segall (Folha), Bibi Ferreira e Raul Cortez (Renaissance), o Auditório do Masp, por sua vez, foi inaugurado nos anos 1960 com vocação para abrigar concertos de música clássica.

Por sua vez, os teatros Eva Wilma, fundado em 2003 para funcionar como espaço de referência na Zona Leste de São Paulo, e Bibi Ferreira, um dos mais antigos da cidade, por onde já se apresentaram nomes como Paulo Autran e Antonio Fagundes, serão os personagens dos episódios de 20 de agosto. Já em 27 de agosto os palcos destacados serão os do Teatro Circo dos Sonhos e do Teatro do Centro da Terra.

Mais de Cultura