Cultura

Bukassa Kabengele fala dos 25 anos de carreira e dos destaques em streaming e TV

Share

Foto: Mauro Motta

Quando veio para o Brasil, com apenas dez anos de idade, o congolês Bukassa Kabengele não esperava quão importante sua trajetória seria dentro do cenário audiovisual nacional. Com uma carreira já consolidada, o ano promete muitos lançamentos para o ator, que incluem os filmes “Pacificado” e “Eike – Tudo ou Nada”, além da série “O Jogo Que Mudou a História”, da Globoplay, e a segunda temporada de “El President”, produção original do Amazon Prime Video, na qual o artista dá vida a uma das figuras mais importantes do futebol africano e mundial, o ex-jogador Tessema.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Ele foi uma referência na África como presidente da CAF (Confederação Africana de Futebol), além de ter sido um dos responsáveis por tornar o João Havelange presidente da Fifa. É a primeira vez que faço um personagem que só fala inglês, então traz um desafio ainda maior, já que não é minha língua nativa, mas ao mesmo tempo foi fantástico, porque a produção traz temas que gente não está acostumado a ver, como a corrupção dentro do futebol”, diz sobre o papel na produção da Amazon.

Com uma história cheia de licenças poéticas, o roteiro traz questões reais do cotidiano nunca revelados ao público. Como amante de Copa do Mundo e apaixonado por esportes, o ator acredita que a série mostra um lado desconhecido pelo público.

Foto: Mauro Motta

“Amo esportes, acho que agrega socialmente e ajuda na autoestima, mas esse lado do entretenimento e do glamour traz uma nova face, e a gente quis focar exatamente nisso. Então mais do que uma série sobre futebol, é um drama político”, conta.

Kabengele já havia vivido outra figura histórica nas telinhas, em 2020 deu a vida a um dos maiores líderes da história política contemporânea, Nelson Mandela, no seriado “Falas Negras”, na Globo. “Recebi diretamente o convite do Lázaro Ramos e da Manuela Dias para interpretar um dos mais complexos e longos textos entre os personagens, e foi algo que me deixou bem feliz. Estudei bastante, dada a importância do Mandela, e me conectei com a minha africanidade para sair do caráter de imitação e trazer vida e assinatura artística pra esse homem que eu admiro tanto.”

Ainda na Globo, participou de “Arcanjo Renegado”, em 2020, que fez com que o criador e roteirista da produção, José Júnior, o chamasse para estrelar seu próximo projeto, “O Jogo Que Mudou a História”, que aborda a ascensão do narcotráfico no Rio de Janeiro. “Faço um dos fundadores da Falange Vermelha, grupo que originou o Comando Vermelho. A série mostra desde o surgimento dessas organizações criminosas até os impactos nos dias de hoje. Para além da ação e da ficção, temos um grande aprofundamento e humanização dos personagens, algo que realmente instiga meu lado artístico”, relata.

Nesses 25 anos de carreira, o congolês coleciona trabalhos de sucesso, entre eles o longa “Carandiru”, o seriado “Cidade dos Homens” e a novela “Malhação: Vidas Brasileiras”, ambas da TV Globo, além da série “Irmandade”, da Netflix. Um dos mais recentes, e marcantes, é o filme “Pacificado”, que estreia em agosto, e garantiu a Kabengele o prêmio de melhor ator no festival de San Sebastian, na Espanha.

“Também ganhamos o prêmio de melhor filme e fotografia. É uma história linda, na qual meu personagem, o Jaca, busca se reaproximar da filha Tati (Cássia Gil), depois de sair da cadeia. E ao mesmo tempo que a gente tem esse drama familiar, temos todas as questões envolvendo a violência nas comunidades e a violência policial.”

Foto: Mauro Motta

Nos próximos meses o ator também estará na cinebiografia do empresário Eike Batista, “Eike – Tudo ou Nada”, no qual assume o papel de Kopas, que fez parte do grupo de engenheiros que compuseram sua equipe. “Ele e os outros membros tomavam decisões juntos do Eike, passaram a ser sócios e enriqueceram juntos. Em uma das cenas de negócios, o Kopas fala francês, inglês e até lingala (do Congo). Foi um homem importante dentro desse ciclo”, realça.

Outro projeto em andamento é o longa “Um Ano Inesquecível – Outono”, dirigido por Lázaro Ramos. Sem poder dar muitos detalhes sobre sua participação, ele revela uma curiosidade que remete ao seu início de carreira. “Comecei na música, com a banda Skowa e Mafia, que fundei em 1986, e agora terei a oportunidade de reviver alguns desses momentos no filme, porque eu também canto. Vou poder mostrar essa versatilidade, entre cantar a atuar, e acho que o público vai gostar bastante.”

Foto: Mauro Motta

Kabengele vive para a arte, seja na música, no cinema ou na TV, ele diz que é a sua verdadeira paixão. “Entendo e vivo o mundo pela arte. Desde criança passei por todos os processos, desde a dança e a música até me consolidar nas artes cênicas. Não sou cantor ou ator, sou um artista. Amo tudo o que faço na mesma intensidade. Sem arte não existo”, finaliza.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024