Top

Exposição “Mãe” ganha abertura em SP no dia 6 de agosto

Obra de Laima Leyton (em colaboração com Pedro Kuster) – Foto: Reprodução/ Vídeo/ Licking the pan

A exposição “Mãe” entra em cartaz em São Paulo, na 55SP – Espaço CAMA, a partir de 6 de agosto e com entrada gratuita. Criada por Penélope Kupfer, a primeira edição desta mostra coletiva aconteceu em Londres, com a participação de 17 artistas. A edição brasileira terá trabalhos de 15 ao todo, alguns inéditos e outros já pertencentes ao portfólio dos expositores. Por meio de pinturas, esculturas, performances, fotografias e conteúdos audiovisuais, as obras abordam a maternidade sob diversos ângulos. Com a curadoria de Penélope Kupfer e de Julia Morelli, amostra fica em cartaz até 10 de setembro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A partir da temática proposta, “Mãe” investiga a maternidade, refletindo sobre as estruturas sociais criadas ao redor da figura materna e discutindo sobre a desconstrução do termo, visando a encarnação da maternidade como potencial.

Obra “Rastres Negres En Libertad” (2021), de Mogli Saura – Foto: Izul Ipês

O objetivo da mostra é rejeitar as restrições profundas que definem a instituição da maternidade, enquanto aberta e corajosamente incorpora a maternidade como potencial criativo e radical.

“Teremos obras inéditas pensadas especialmente para a mostra e outras que já pertenciam ao portfólio dos artistas. A Penélope, que é artista também e teve a ideia do projeto, fez uma pesquisa e montou em Londres e depois me convidou. E aqui no Brasil chegamos a esse resultado de curadoria juntas. Tem uma tema potente”, conta Julia.

Dentre os 15 artistas convidados, foram contemplados pais e não pais, com diversas histórias e realidades que aproximam a maternidade. Mogli Saura, Laima Leyton e Tonico Lemos são alguns dos convidados para integrar a mostra, cujas peças estarão à venda durante todo o período expositivo.

Além da exibição, a programação de “Mãe” inclui palestras, webinar, performances e apresentações audiovisuais com artistas e convidados.

Obra “Capela” -caverna-tumba e os castiçais de vigília de Brisa Noronha, 2021 – Foto: Divulgação

Daqui por diante, “Mãe” continuará como plataforma e rede online, com a intenção de se tornar um evento anual e expandir para outras galerias e instituições em todo o mundo.

55SP – Espaço CAMA – Alameda Lorena, 1.257, Casa 4, Jardim Paulista, São Paulo.

Mais de Cultura