Top

ES: “Fora de Cena” é destaque no Festcine Pedra Azul

Marcelo Menezes e Douglas Silva – Foto: Divulgação

Abordando uma história que relaciona a obsessão de uma pessoa que deseja sucesso com os traumas do seu passado, o longa “Fora de Cena” terá exibições especiais no Festcine Pedra Azul, no Espírito Santo, entre os dias 9 e 13 de agosto. Com um elenco que inclui Marcelo Menezes, Douglas Silva, Hugo Bonemer, Naruna Costa, Gabi Spaciari e Lu Anastácio, o filme dirigido por João Gabriel Kowalski brinca com a busca pela fama em um drama psicológico que promete agradar o público, trazendo debates atuais e necessários.

“É um filme que fala sobre a importância de estar bem psicologicamente para conseguir alcançar nossos objetivos. O projeto toca em temas relacionados ao sucesso do ator estar mais associado à quantidade de seguidores nas redes sociais do que propriamente ao seu trabalho. Ao longo da história, o Marcelo (Marcelo Menezes) trai seus próprios desejos por conta da sua raiva contínua. A falta de percepção em alcançar o sucesso o levam ao fracasso”, explica o diretor João Gabriel.

O filme irá participar do Festcine Pedra Azul concorrendo na categoria de “Melhor roteiro”, “Melhor diretor”, “Melhor ator”, “Melhor atriz” e “Melhor direção de fotografia”. O Festival capixaba acontecerá de forma remota.

“Nós tivemos uma exibição teste em Maringá e a recepção foi bem positiva, e agora podemos levar o filme para um público maior, já que o festival será transmitido de forma virtual. Apesar de ser uma produção independente, ‘Fora de Cena’ é um filme para todos, e estamos muito felizes em ter essa oportunidade”, conta o diretor.

Um dos focos do enredo é a amizade entre os personagens de Marcelo Menezes e Douglas Silva, que se unem para praticar golpes como forma de ganha pão. Entretanto, o protagonista vê a amizade como um empecilho para seu sucesso, repensando suas escolhas de vida.

“A amizade deles é boa, porém os problemas pessoais do Marcelo o levam a duvidar das reais intenções do amigo. Os golpes e falcatruas são uma maneira do Guto (Douglas Silva) ajudá-lo a sobreviver, e apesar de serem uma atitude errada, não são a essência dessa relação”, aponta  Kowalski.

Para o protagonista do longa, Menezes, a experiência é uma oportunidade de questionar não apenas o ambiente da arte, mas suas repercussões no âmbito filosófico e psicológico. Ele realça a importância do ator em questionar seu próprio trabalho e sua relevância na sociedade.

Marcelo Menezes e Hugo Bonemer – Foto: Divulgação

“Acredito que a primeira pergunta que devemos fazer ao receber um roteiro é o quanto esse personagem precisa da sua história de vida e de como nosso conhecimento pode contribuir nessa elaboração. Vejo o ‘Fora de Cena’ como um filme riquíssimo em circunstâncias potentes, que permitiu aos atores tirarem o melhor se si. São diversas possibilidades e caminhos, e esse livre arbítrio é uma das coisas mágicas que a arte permite”, finaliza Menezes.

Mais de Cultura