Top

Fotógrafo Marcelo Oséas inaugura galeria de arte em Paraty

Foto: Marcelo Oséas/Divulgação

Especialista em cultura brasileira, o fotógrafo documental Marcelo Oséas inaugura a sua primeira galeria fotográfica no centro histórico da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, a Marcelo Oséas Galeria.

Foto: Marcelo Oséas/Divulgação

A partir do dia 31 de julho, às 16h01, o espaço abre as portas e recebe a exposição “Quase Dez Anos”, que revisita a trajetória do artista na fotografia que retrata diferentes povos do Brasil, como os ribeirinhos da Amazônia e os artesãos de Alagoas, ao longo de 21 imagens capturadas nas viagens realizadas pelo País.

Unindo um recorte de fotografias já conhecidas com outras inéditas do fotógrafo, a mostra é construída por elementos que compõem os modos de viver que existem, resistem e se adaptam ao Brasil contemporâneo. Na seleção, “estão retratados elementos que compõem a forma de vestir, de festejar, de navegar, de comer, de trabalhar e de se viver de diferentes grupos do país”, explica Oséas.

Foto: Marcelo Oséas/Divulgação

Entre as imagens que foram produzidas ao longo de quase dez anos – a década de trabalho será celebrada em 2023 -, o destaque é a fotografia “O Céu da Dona Laudinete”. A fotografia retrata o teto do ateliê desta artesã que mora no litoral de Alagoas e trança belas cestarias, com a fibra de coco –  uma das matérias-primas locais desta região tão rica.

Foto: Marcelo Oséas/Divulgação

A foto inédita “A Cuia” é um outro exemplo da riqueza de elementos produzidos pelos povos brasileiros. Na imagem, o fotógrafo registra aquele utensílio que, por natureza, nasce pronto. Apesar da aparente simplicidade, o fruto da cuieira é trabalhado pelos ribeirinhos do Amazonas e ganha marcadores únicos daquela cultura. Hoje, a tradição de fazer cuias é considerada um patrimônio cultural pelo Iphan ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Foto: Marcelo Oséas/Divulgação

Além de Amazonas e de Alagoas, as fotos da exposição “Quase Dez anos” foram tiradas em expedições para o Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais), o agreste de Pernambuco, Maranhão, Bahia, Paraty, Ubatuba e Ilhabela (litoral de São Paulo). Nessas viagens, Oséas dialogou e fotografou indígenas, caiçaras, quilombolas, ribeirinhos e caipiras, de forma social e ecologicamente responsável.

Marcelo Oséas Galeria – Rua Dr. Pereira, 125, Centro Histórico de Paraty, RJ.

Mais de Cultura