Cultura

Raíces de América celebra 40 anos com show gratuito no CCSP

Share

Raíces de América – Foto: Marcos Kishi

O grupo Raíces de América, um dos nomes mais longevos e importantes da música latino-americana, se apresenta gratuitamente neste domingo (31.07), no CCSP – Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. O show traz canções que exaltam a poesia e a cultura latina, elementos que consagraram o grupo ao longo de seus 42 anos de estrada, completados em 2022. Vale avisar que a performance também contará com o acompanhamento de um intérprete de libras.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O show batizado de “Raíces de América: Drummond, Neruda, Cortázar, Meireles y Galeano” celebra e recorda o antológico primeiro espetáculo do grupo, que ocorreu há mais de quatro décadas. Durante a apresentação, haverá inserções pontuais da atriz Elizete Gomes com poemas e textos do time de escritores que representa, cada qual, um pedaço peculiar da América Latina e que mostra a diversidade e pluralidade cultural do continente e sua amálgama de identidades: os brasileiros Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles, o chileno Pablo Neruda, o argentino Júlio Cortázar e o uruguaio Eduardo Galeano.

Raíces de América volta aos palcos para propor um resgate da música latino-americana que teve um papel extremamente importante, principalmente nos anos 1980, e que vem gradualmente perdendo espaço no contexto da cena musical atual brasileira. O show no Centro Cultural também marca a estreia de Nicole Bueno, que assume os vocais do Raíces de América em substituição à cantora Miriam Miràh, que faleceu em 2022. A atual formação do Raíces de América conta com oito músicos/cantores multi-instrumentistas e cerca de 30 instrumentos em cena: percussões diversas, unindo em seus ritmos a sonoridade brasileira e andina, além de vários instrumentos de corda e sopros, mesclando o acústico com o elétrico.

No repertório, clássicos da música latina como “Volver a Los 17”, de Milton Nascimento com Mercedes Sosa; Los Hermanos, “Solo le Pido a Dios”, sucesso de Mercedes Sosa que chegou a ser regravado por Beth Carvalho; além de sucessos do Raíces de América, como “Fruto do Suor”, música que o grupo conquistou o segundo lugar no “Festival MPB Shell”, em 1982.

O show “Raíces de América: Drummond, Neruda, Cortázar, Meireles y Galeano” tem entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do show. Serão garantidos todos os cuidados e recomendações vigentes referentes ao coronavírus, como máscaras e distanciamento.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024