Top

Festival de Teatro de Rio Preto volta com espetáculos presenciais

Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto

Apresentação de Dom Quixote no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto | Foto: Divulgação/Marcelo Villas Boas

Depois de dois anos suspenso por causa da pandemia, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto está de volta. Serão 31 obras contempladas, sendo cinco internacionais, que ocuparão diversos locais da cidade, entre palcos ruas e espaços alternativos. O evento acontece até 30 de julho.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Os espetáculos incluem desde encenações realistas até experimentações de linguagem, passando pela performance, a alegoria cênica, o humor, o drama, a tragédia e os gêneros híbridos.

São obras de dez estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Amazonas e Rio Grande do Sul. Também há produções internacionais  –  Chile, Colômbia e Espanha –, além de uma coprodução Brasil e Itália e uma leitura dramática de um texto holandês.

As apresentações são marcadas pela preocupação com questões sociais, destacando-se a presença da cena preta e temas como existência trans, homofobia, mulher e direito ao corpo.

O FIT Rio Preto acontece há 53 anos, sendo 20 anos de atividade internacional. A curadoria desta edição é assinada por Adriana Macedo, do Sesc São Paulo, Kil Abreu,  jornalista e crítico teatral, e Quitéria Kelly, atriz e diretora teatral. A equipe escolheu entre mais de 800 trabalhos que manifestam o interesse de criadores por traduções da da realidade viva, nos palcos e nas ruas, o que se reflete na programação.

Mais de Cultura