Top

MAM SP apresenta mostra que reflete sobre o bicentenário da independência do Brasil

Obras no “37º Panorama da Arte Brasileira — Sob as cinzas, brasa”, no MAM São Paulo | Foto: Bruno Leão/Estúdio em Obra

O Museu de Arte Moderna de São Paulo recebe a partir deste sábado (23.07) o 37º Panorama da Arte Brasileira, tradicional mostra do MAM. Com edição intitulada “Sob as Cinzas, Brasa”, a exposição deste ano se propõe a refletir sobre o bicentenário da Independência do Brasil, ao mesmo tempo que celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com grupo curatorial diverso, composto por Claudinei Roberto da Silva, Vanessa Davidson, Cristiana Tejo e Cauê Alves, esta edição reúne obras de 26 artistas de diferentes regiões do país.

Abarcando uma pluralidade de pontos de vista, o Panorama direciona o olhar para pautas sociais e ambientais no país, em uma busca pela promoção das igualdades étnica, de gênero, classe e orientação sexual. Entre instalações, fotografias, pinturas, vídeos e esculturas, as obras trazem uma dimensão política para a arte, reafirmando identidades e instigando reflexões sobre o que é ser brasileiro.

É dessa inquietação que surge o título da edição, pensada a partir de signos que se interligam de maneira sutil à brasa, como símbolo de resistência e também de ambiguidade, trazendo uma diversidade de pontos de vista e pesquisas.

A mostra fica em cartaz até 15 de janeiro de 2023, com visitação aberta de terça a domingo das 10h às 18h, sendo a entrada autorizada até 17h30. Algumas das obras também ficarão expostas no Jardim das Esculturas e no Museu Afro Brasil. Todos os espaços estão localizados no Parque Ibirapuera. Para adquirir os ingressos, que custam até R$ 25, clique aqui.

Mais de Cultura