Top

Festival do Cinema Italiano volta ao formato presencial em 19 cidades

Filme “Eu, Leonardo” (2019), de Jesus Garces Lambert, em exibição no Festival do Cinema Italiano | Foto: Divulgação

Depois de dois anos em formato online, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano volta ao presencial em 19 cidades brasileiras. Serão exibidas produções italianas nas seguintes capitais e municípios: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Belém, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Santos, Campinas, Goiânia, Niterói e Maringá. Os filmes serão exibidos nas salas de cinema entre 28 de julho e 3 de agosto. Em algumas cidades, a programação vai até 10 de agosto.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Na sua 9ª edição no Brasil, o Festival traz 12 filmes, sendo sete em pré-estreia nacional. A seleção inclui produções provenientes dos principais festivais internacionais e alguns dos maiores sucessos de bilheteria na Itália.

A lista de estreias inclui “Ennio, o maestro”, de Giuseppe Tornatore, que homenageia o mestre Ennio Morricone, e contará com a participação especial de Marco Morricone, filho do homenageado, em uma conversa online sobre o filme.

Entre os longas já consagrados, está “Mamma Romma”, clássico neorrealista exibido em homenagem o diretor Pier Paolo Pasolini no ano em que faria cem anos. A seleção também traz “Il Buco”, projeto ousado de Michelangelo Frammartino que recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2021.

Leia mais informações e a programação completa do Festival do Cinema Italiano no Brasil no site oficial do evento, aqui.

Mais de Cultura