Top

Biblioteca Mário de Andrade recebe a mostra “Alex Flemming: O Mapa da Mina”

Foto: Henrique Luz

No ano em que o Brasil completa 200 anos de independência, o artista plástico Alex Flemming apresenta sua nova exposição em São Paulo: “Alex Flemming: O Mapa da Mina“.

A partir de 30 de julho, a Biblioteca Mário de Andrade recebe a série de obras feitas em chapas de madeira, recortadas no formato do mapa do Brasil, cravejadas de pedras nativas como topázios, ametistas, citrinos, opalas, rodolitas, peridotos, rubilitas e kunzitas, compondo uma cartografia visual que sustenta uma profunda potência estética e política.

A mostra exalta a riqueza e beleza gerada em nosso solo e traz um convite à reflexão sobre sua utilização: “Minha proposta com essas obras é discutir as riquezas do Brasil, a forma de extração e sua má distribuição. Desde nossa colonização o extrativismo gera fortunas que vão para os bolsos de uma minoria, escancarando a desigualdade da população”, explica Flemming.

A mostra carrega também uma carga simbólica de pertencimento e deslocamento que os mapas fazem emergir, o que sem dúvida dialoga muito com Flemming – artista que divide seu tempo entre o Brasil, país de origem, e a Alemanha, onde reside desde 1991.

Flemming é um artista multimídia que transita pela pintura, gravura, instalação, desenho, colagem, esculturas, fotografia e objetos, com foco na “pintura sobre superfícies não tradicionais” como o próprio artista define.

Foi professor da Kunstakademie de Oslo, na Noruega, entre 1993 e 1994 e em 1998 produz sua obra pública de maior impacto, na estação Sumaré do Metrô em São Paulo, com 44 retratos em vidro recobertos por poesia. Em 2016 inaugura mais 16 retratos em vidro colorido na Biblioteca Mário de Andrade, também em São Paulo.

A exposição “Alex Flemming: o Mapa da Mina” terá vernissage aberta ao público dia 30 de julho (sábado), às 11h, e poderá ser visitada até 28 de agosto das 11h às 18h.

Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94, República , São Paulo, SP.

Mais de Cultura