Top

Um dos principais nomes do indie catarinense, UmQuarto lança single “Por Um Fio”

UmQuarto – Foto: Manu d_Eça

A gravação ao vivo revela muitos aspectos de um som. O emocional da banda, as técnicas utilizadas, a sincronia entre voz, guitarra, baixo e bateria. Inspirados nessa mistura de caos e música, o UmQuarto lança o single “Por um Fio”, originalmente com 9:17 de duração, mas que, para fins práticos, foi dividida em duas partes – Lado A e Lado B. A canção representa uma nova fase da banda de Florianópolis, que já se prepara para um novo disco, explorando elementos do progressivo e do experimental.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Gostamos de canções que tenham sessões, como se músicas diferentes formassem uma só. A canção tem três partes distintas, mas que geram sensação de uma só. O desafio foi similar a ‘Humans’, gravando tudo ao mesmo tempo, com todos os músicos na mesma sessão. O single ‘Por um Fio’ indica o caminho psicodélico e progressivo que o UmQuarto mostrará no segundo álbum, que será lançado ainda neste semestre.”, explica Mayer, vocalista e baixista do UmQuarto.

A letra de “Por um Fio” fala sobre autoconhecimento e a busca pelo novo, pelo diferente, e a capa, criada por Julio Victor (Laser Demon), busca evocar essa ideia. A ilustração retrata a possibilidade do novo e de um tipo de redenção através do encontro, num mundo de individualismos alienantes. A capa é inspirada na aclamada HQ Black Hammer.

Capa do single “Por Um Fio” – Foto: divulgação

O UmQuarto faz um rock moderno com liberdade. A cada canção misturas rítmicas diferenciadas aparecem, tornando explícita a vontade de criar. O UmQuarto traz em sua discografia o álbum de estreia, “Apenas” (2021), e o single “Humans” (2022).

Gravado no Estúdio Ouié, em Florianópolis (SC), a faixa traz entre os músicos: Mayer Soares (voz, baixo, sintetizadores), Thiago Mordentte (guitarra) e Henrique Recidive (bateria). A produção é de Felippe Pompeo, com arranjos de Arthur Rodrigues. A mixagem, por sua vez, ficou por conta de Lucas de Sá, com masterização de Alexei Leão (Xei). As fotos de divulgação são da Manu d’Eça, com ilustração e cor da capa por Julio Victor, também conhecido como Laser Demon.

Mais de Cultura