Top

DF: Festival Favela Sounds lança a programação de sua 6ª edição

Criolo – Foto: Helder Fruteira

A favela voltará a fazer revolução a poucos metros da Praça dos Três Poderes, em Brasília, onde trabalham nossos representantes do executivo, judiciário e legislativo. Com entrada gratuita, o Festival Favela Sounds se instala na Esplanada dos Ministérios, ao lado do Museu Nacional de Brasília.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Após edição online em 2021, o festival internacional de cultura de periferia retorna ao seu lugar de origem para realizar sua sexta edição, em formato presencial, mas sem deixar de lado o aprendizado do virtual. Criolo, Jorge Aragão, Rebecca, Cesar MC, Ruxell, Marley no Beat, N.I.N.A., Rachel Reis e O Poeta estão entre os 22 shows programados para os dias 29 e 30 de julho.

N.I.N.A – Foto: Divulgação

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no site www.favelasounds.com.br e no Sympla. A maratona leva o nome de “O Baile”, acontece a partir das 17h nos dois dias e conta com ônibus gratuito para levar e buscar público de 10 regiões distantes do centro da cidade. “O Baile” é o encerramento da série de atividades propostas pela edição 2022 do festival que, neste ano, tem como tema “Cuidado e participação: Favela Sounds é Pertencimento”.

“O tema da edição quer pensar o papel crucial da criatividade no estímulo à participação social”, avalia Amanda Bittar, uma das idealizadoras do evento.

Realleza – Foto: Babi Bitch

Para tanto, como primeira ação desta edição, o festival lançou o LAB Meu Lugar é o Mundo, voltado a jovens lideranças de periferias do Distrito Federal. Comandado por Maíra de Deus Brito, o LAB perpassou temas como tecnologia e racismo algorítmico, diversidade religiosa, sexual e de gênero, educação, território e mobilidade, segurança e outros. Aos jovens coube a criação de um documento sugestivo de política pública baseado em um problema social debatido ao longo das sessões virtuais da atividade. O documento será apresentado pelos próprios jovens em Audiência Pública em agosto de 2022, no retorno do recesso da Câmara Legislativa do DF. O objetivo é inspirar a juventude do DF em processos de participação social.

Entre 18 e 22 de julho, o festival realiza oficinas técnicas de som, luz e roadie em Unidades do Sistema Socioeducativo do DF. As oficinas são voltadas a jovens em processo de reinserção social, e culminam em estágio no Favela Sounds.

UMiranda – Foto: 8dubem

Entre 28 e 29 de julho, o evento também vai aos ambientes de ensino público do DF, (em regiões mais vulneráveis da cidade e distantes do plano piloto) apresentando três debates que, segundo Guilherme Tavares, também idealizador do festival, “têm como intuito iluminar possibilidades profissionais no campo criativo a jovens estudantes de periferias da cidade”. As atividades contarão com aulas da empreendedora e criadora da Feira Preta Adriana Barbosa, do artista mineiro Kdu dos Anjos, e com a empresária dos Racionais MC’s, Eliane Dias.

Veja programação completa aqui.

Mais de Cultura