Top

Youtuber e ator Luis Augusto Brito: “Encontre algo que te dê prazer de produzir” 

Foto: Divulgação

Luis Augusto Brito nunca deixou que sua realidade fosse empecilho para se tornar ator e influenciador. De família humilde e residente numa pequena cidade no interior da Paraíba, foi atrás do seu sonho e lutou sozinho para chegar onde está.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Aos 4 anos de idade já sabia que queria se ator, mas que não poderia frequentar uma escola de teatro. Autodidata e determinado, aos 9 anos buscou na biblioteca da escola o conhecimento necessário para encenar. A partir daí não parou mais, em vez de brincar, treinava cenas em frente ao espelho.

Influenciador e ator, o jovem dá dicas para quem está começando: “Encontre algo que te dê prazer de produzir”, e revela que foi graças ao TikTok e à pandemia que ganhou destaque na internet, mas que com o lançamento de “Qual o próximo youtuber de sucesso?” foi quando sua carreira estourou.

Hoje, já compôs uma música, fez seu próprio reality e participou da gravação de um clipe.  Mas quer mais e entre seus novos projetos está o de morar e estudar fora do País e produzir uma série.

Leia a seguir a entrevista que RG fez com o youtuber.

Foto: Divulgação

Luís você começou a estudar teatro sozinho aos 9 anos. Como foi isso? Explica para essa garotada, que está começando e que assim como você não tinham acesso a uma escola de teatro, quais são os passos para fazer isso sozinho?

Desde os meus 4 anos sabia que queria ser ator e venho de uma cidade do interior da Paraíba chamada Serra Branca, com 14 mil habitantes, minha família na época não tinha muitos recursos para me mandar estudar fora. E eu tinha consciência que tudo para mim seria mais difícil. Nunca fui de esperar as coisas acontecerem. Eu mesmo vou atrás. Gosto de abrir minhas próprias portas. Com 9 anos decidi estudar sozinho. Fui à biblioteca da escola, peguei os poucos livros que tinha sobre teatro e atuação. Comecei a ler e executar tudo que eu aprendia em frente ao espelho, mesmo sendo uma criança, já sabia que aquilo ia me levar a algum lugar. Decorava falas de filmes, tentava imitar as cenas, lia livros de histórias e os interpretava. 

Enquanto meus amigos viam desenho depois da escola, eu estava trancado no banheiro fazendo uma cena de frente para o espelho e imaginando como seria minha primeira peça, novela etc.  Minha realidade da época nunca foi um problema para mim, e sim um incentivo, acredito que o passo mais importante de toda carreira, é tentar.

Foto: Divulgação

Aproveitando o gancho, quais são as dicas para quem quer se tornar influenciador? Você pode ajudar esse pessoal que está começando, pois, com certeza, pode ajudar muitos jovens que querem seguir no ramo.

Encontrar algo que te dê prazer em produzir. Muita gente produz certos conteúdos por fazer, seja por ver alguém bombando com aquilo ou alguma trend viral. Porém, quando você encontrar algo que te faz sentir prazer em falar, os telespectadores conseguem perceber e sentir sua verdade, e a verdade conquista. Não importa qual assunto e nicho, sempre vai ter público para todos os conteúdos.

Foto: Divulgação

Qual foi o canal mais importante na sua vida para você chegar onde chegou hoje? E por quê?

Bom, eu comecei no YouTube. Depois fui para o Instagram, Facebook, Snapchat, Likee, Twitter (todas as redes socais), mas foi no meio da pandemia, em 2020, que o TikTok me trouxe um reconhecimento que eu não esperava. Alcancei 1 milhão de seguidores no app antes mesmo de completar sete meses em que estava produzindo todos os dias nele e, com isso, me ajudou a conseguir seguidores nos demais canais que eu produzo.

Em “Qual o próximo youtuber de sucesso?” quais foram seus maiores aprendizados, desafios e conquistas? Como foi para você vencer o reality? 

Meu maior aprendizado no “Qual o próximo youtuber de sucesso?”, foi a mudança na maneira de enxergar meu trabalho. Nunca tinha saído da Paraíba, viajado de avião e quando cheguei na imensidão que é o Rio de Janeiro, conheci pessoas, histórias, profissionais, inclusive a equipe que trabalha comigo até hoje. 

Eu pude ver que existia um mundo além da bolha em que eu vivia. Foi um choque de realidade que eu precisei ter. O maior desafio foi ter que produzir tudo em tão pouco tempo, a gente literalmente passava quase 24 horas trabalhando, teve dia que dormi apenas 40 minutos, foi uma semana de muita correria. Minha maior conquista foi fazer minha família acreditar no meu trabalho depois do reality, a repercussão que foi, a minha rotina, tudo mudou, e eles perceberam que isso é o que eu amo e estava mudando minha vida e a deles, ver meu pai dizer que sentia orgulho de mim por ter participado do reality foi um dos momentos mais marcantes da minha vida. Vencer o reality foi inacreditável, eu estava competindo com muita gente que eu já conhecia e era fã, e chegar na final, ganhar e ter esse título comigo, mudou minha vida completamente, sempre digo que eu era um Luís Augusto antes do reality, e no dia 2 de fevereiro de 2018, eu virei outro.

Foto: Divulgação

A sua colaboração no filme “Incríveis 2 “ foi a maior da sua carreira? Como foi a experiência de fazer as chamadas?

Já estava realizando um sonho que era ir aos Estados Unidos, e quando o meu empresário me falou que íamos ao “Pixar Day”, evento de pré-lançamento do filme “Os Incríveis 2”, eu surtei.  É algo muito grande. Tantos influenciadores maiores em números que eu, ainda não tiveram a oportunidade que eu tive. É surreal. Vi o filme antes que o mundo inteiro. Só tinham dois brasileiros. Eu e o Lucas Rangel. Estava tendo o meu momento de “sonho que não queria acordar”. E fazer a chamada para o pessoal ir aos cinemas assistir ao filme foi muito legal e ao mesmo tempo engraçado. Por exemplo, estava eu em casa com minha família, ligava a TV e do nada: Opa, olha eu ali. Foi mágico!

O seu gênero preferido de atuação é comédia? Teria uma segunda opção aí?

Sou ator e faço de tudo um pouco, mas a veia da comédia sempre falou muito alto em mim. Não tinha para onde correr. Porém, outro gênero que eu acredito que eu faça bem, é o drama. Fiz uma peça de comédia, que no final eu tinha uma cena com tom dramático de no máximo cinco minutos, e no pós-peça, todo mundo que assistiu quase que esqueceu da minha primeira atuação, pois parece que anulou minha atuação de uma hora na pegada comédia, por conta dos meus cinco minutos fazendo drama, que foi surpreendente.

Você já compôs música, gravou um filme seu e lançou seu próprio reality. Conta um pouquinho dessas experiências para gente. Tem algo mais que queira contar que já fez?

Sou artista e gosto de fazer tudo que envolve arte. Tem muita coisa que admiro e ainda não fiz, mas pretendo fazer. Lançar música foi uma aventura, sempre tive vontade, porém nunca achava que era a hora certa, até que me senti preparado e encontrei pessoas que toparam essa ideia comigo. De tudo, o que mais gostei foi a gravação do clipe, principalmente porque o meu lado diretor estava 100% ativo. Meu reality é o meu “xodó”, “A Voz do Sucesso” foi sem dúvida um gigantesco desafio, fiz tudo do meu próprio bolso, me virando em inúmeras funções, nele fui jurado, diretor, filmmaker, editor, roteirista, e o que mais você possa imaginar. E agora estou escrevendo uma série, espero que logo mais ela já esteja entre nós.

Foto: Divulgação

O que vem de novo para esse fim de ano e começo do ano que vem? 

Este ano vou fazer um curso de cinema em um lugar que sempre sonhei em estudar, fora do País. Além disso, pretendo lançar a segunda temporada de A Voz do Sucesso”. Fiz uma pequena participação em um episódio da série “Cangaço Novo”, da Amazon Prime, que está prevista para ser lançada no segundo semestre de 2022. E no ano que vem, lançar minha série, um curta que já está escrito, e sair em cartaz por aí com um show que já estou montando  com os personagens que fazem parte dos meus vídeos, estamos ansiosos para encontrar todo mundo que nos assiste.

Mais de Cultura