Top

São Paulo recebe primeiro festival de fotolivro

Vista panorâmica do Edifício Vera, onde ocorre a primeira edição da IMAGINÁRIA – Foto: José Fujocka

Entre os dias 13 e 17 de julho, São Paulo recebe a primeira edição presencial da IMAGINÁRIA_festa do fotolivro, festival organizado pela editora Lovely House no Edifício Vera, no centro histórico da cidade. O evento surge com o objetivo de ampliar a visibilidade e a circulação de publicações de arte e fotografia, e também em discutir, refletir e fomentar a produção de fotolivros.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Ao longo dos quatro dias do festival, mais de 20 expositores apresentam cerca de 400 títulos de autores brasileiros e internacionais. Entre os destaques, “Leve a sério o que ela diz”, de Isabella Lanave, “A mesma luta”, de Rosa Galditano, “Rio Baile Funk”, de Vincent Rosenblatt, “Asphalt Flower” de Claudia Jaguaribe, “Aberto pela Aduana” de Eustáquio Neves, “Atlas Drag” de Regis Amora, “La Línea Blanca” de Rosa Rodríguez, “Transa – Baladas do último sol” de Ângela Berlinde, “Tempo Matéria” de André Nacli e “Curso / Discurso”, de Ricardo Báez, Gonzalo Golpe.

“Diante de um tempo cada vez menor de observação das imagens por conta da dinâmica das mídias e do tempo publicitário, o fotolivro, com seus diferentes formatos e linguagens, é um convite para a contemplação da fotografia. E é neste contexto que nasce a IMAGINÁRIA_, primeiro festival de fotolivro do Brasil, com foco no público interessado nesta forma de construir e narrar histórias por imagens”, afirma José Fujocka, cofundador, curador e organizador dos eventos da casa de livros e editora Lovely House, especializada em publicação e venda de livros de fotografia e artes visuais e idealizadora da IMAGINÁRIA_.

Ao longo dos quatro dias de evento, a IMAGINÁRIA_ traz ao público uma programação com itinerância de exposições internacionais, ciclos de conversas, mostras de vídeos, oficinas, entre outras atividades. “Queremos proporcionar experiências abertas ao público e entendemos que essas ações ampliam e democratizam o acesso e o domínio da autoexpressão por meio de narrativas visuais”, conta Luciana Molisani, cofundadora e curadora da IMAGINÁRIA_. “Além disso, é urgente dar visibilidade e fazer circular o que tem sido produzido no Brasil para enriquecer o debate sobre a produção de fotolivros”, completa.

 Veja programação completa aqui.

IMAGINÁRIA_Festa do Fotolivro
Preview para convidados: 13 de julho, quarta-feira, das 17h às 20h30.
Funcionamento: de 14 a 17 de julho, quinta-feira a sábado, das 14h às 19h, e domingo das 13h às 18h.
Local: Edifício Vera, no centro histórico de São Paulo (andares 4º e 5º)Rua Álvares Penteado, 87.
Classificação: Livre.

Mais de Cultura