Top

Roberta Campos emplaca “Garibaldi” e tem planos de disco em espanhol

Roberta Campos – Foto: Lucas Seixas

Conhecida por seus sucessos no Brasil, a cantora e compositora Roberta Campos apresentou ao público uma nova versão ao lado do espanhol Diego Ojeda. A cantora mostrou ao público, no último dia 1º,  sua interpretação internacional de “Garibaldi”, que tem produção de Andrés Chano Guardado. O lançamento veio acompanhado de clipe.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Roberta e Ojeda se uniram para gravar uma canção que conta uma história de amor inesperada e intensa, vivida na Cidade do México, e que foi por muito tempo seguida pela distância. O single conta com toda a musicalidade mexicana, com toques de huapango, elemento presente na cultura daquele país.


“Diego Ojeda é um artista muito talentoso, um poeta e compositor bastante sensível. Me encantei com sua arte de cara. Em 2021 comecei a me conectar com cantores/compositores
que têm o espanhol como língua mãe, no intuito de fazermos músicas, cantarmos juntos e foi uma grata surpresa meu encontro com Diego,” comenta.

Roberta começou a estudar espanhol em 2020 justamente para poder se conectar mais com a língua e com artistas da América Latina. E começou a fazer alguns contatos para trocar ideias e possivelmente compor em conjunto, falou com pessoas da Argentina, do Chile, do Uruguai. “E em um desses contatos eu conheci o trabalho do Diego Ojeda. Conversando, ele acabou me convidando para gravar ‘Garibaldi’ com ele, o que aceitei na hora”, diz.

A partir daí começaram as trocas de envio de música para que cada um acertasse seu tom e a pegada que o som teria. Roberta tirou a música em seu violão e mandou para Ojeda sua versão – “Garibaldi” já havia sido lançada por Ojeda em 2020, em seu álbum “Departamento 106”. Após o músico espanhol receber o trabalho de Roberta, ele fez o arranjo e devolveu para que ela colocasse a voz. “Fiz isso no meu home studio e mandei para ele, que terminou o que precisava ser feito lá do México, onde ele vive”, explica.

Foto: Lucas Sixas

A música foi lançada simultaneamente no Brasil, na Espanha e no México, e a repercussão tem sido muito positiva. Tanto que Roberta já pensa em gravar um álbum todo em espanhol. Ela conta que já tem mais de 25 músicas compostas nesse idioma, e que, sim, é um desejo  ter esse trabalho divulgado. “Eu recebi muita mensagem de fora falando sobre a música, sobre minha voz e esse feat. E a música está super bem tocada nas plataformas digitais, me surpreendeu bastante e positivamente.”

Esse não é o primeiro single em espanhol gravado por Roberta, ela já havia lançado, em 2021, outra música, “Me Enredé com Tu Piel”, uma parceria com Sergio Echenique, da República Dominicana. Ou seja, foi aí o start para uma carreira internacional, e que vem com shows. Roberta pretende fazer shows com Ojeda tanto no México como no Brasil. Ela também já recebeu outro convite para gravar em espanhol, com um cubano, mas não pode dizer ainda o nome do artista para não quebrar a surpresa do encontro. “A ideia é ir fazendo esses feats e ir me conectando com o países, para depois fazer um disco para ser lançado lá fora.”

Roberta está com a agenda cheia e vai tocar em vários cantos do Brasil. O espetáculo é para divulgar o seu mais recente álbum, “O Amor Liberta”, que é um disco bonito, pulsante, para cima. “Ele tem uma mensagem de residência, é muito positivo e todo autoral, sendo das 11 músicas 4 com parcerias.” Ela diz que vai incluir “Garibaldi” no repertório desse show.  “Eu sinto o quanto Brasil perde por não consumir essa cultura da América Latina.” Fiquei de olho, o show é imperdível.

Mais de Cultura