Top

Rio: Fábio Jr. inspira comédia-musical “As Metades da Laranja”

“As Metades da Laranja”- Foto: Amyra Alaouieh

A partir de 13 de julho entra em cartaz no Teatro Prudential, Glória (RJ), “As Metades da Laranja – Um Musical”, da Produtora Alada. A produção traz em seu repertório canções de Fábio Jr. e é uma comédia-musical, escrita e dirigida por Tauã Delmiro, com temporada até dia 27 de julho, com sessões às terças e quartas, às 20h.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Fiz parte de um projeto que teve duração de três anos e que o foco principal era a música popular brasileira. Sempre fiquei muito impactado com a capacidade das letras e melodias que cantávamos remexer o baú de memórias emotivas das pessoas que nos assistiam. Era sempre uma catarse. Quando essa sequência de espetáculos estava para terminar, temendo também ficar muito tempo longe do palco, tive certeza de que precisava idealizar um musical com canções que falassem diretamente ao sentimento das pessoas. Então, escrevi “As Metades da Laranja” – completa Delmiro, sobre como nasceu a ideia do musical.

O espetáculo conta a história de amor do casal Dom e Linda e a dramaturgia é embalada por canções como “Alma Gêmea”, “Pai” e “Só Você”. Dom é um romântico de carteirinha e essa experiência chega ao ápice quando ele conhece Linda. Ao longo da narrativa a paixão que sente por ela vai alimentando também os ciúmes, que se potencializa com a chegada de seu misterioso irmão gêmeo. A trama melodramática reflete sobre amores tóxicos e é permeada por revelações, conduzindo o espectador a um final surpreendente.

Os atores Analu Pimenta, Victor Maia e Tauã Delmiro se revezam no papel de todos os personagens para falar de forma bem-humorada sobre as relações amorosas. Da paixão ao relacionamento tóxico, tudo é abordado de uma forma leve, mas que também propõe diversas reflexões sobre amores que passam a ser abusivos.

“Somos amigos há muitos anos e isso fez toda a diferença no nosso processo. Durante as cinco semanas em que nossos ensaios ocorreram construímos o espetáculo em um ambiente extremamente leve e de muita reciprocidade. Costumávamos falar que metade do ensaio trabalhávamos e a outra metade passamos rindo do que estava sendo feito”, conta Demiro sobre a preparação e o elenco de “As Metades da Laranja”.

Ao todo são 16 canções clássicas de Fábio Jr. que são cantadas ao vivo pelo trio e tocadas ao piano pelo diretor musical Tony Lucchesi, que também produziu arranjos vocais e orquestrações originais.

“O primeiro motivo para a escolha das músicas é por eu amar o repertório do Fábio Jr. e compartilhar desse mesmo sentimento com as pessoas envolvidas no projeto. Em segundo plano, mas também com a devida importância, pelo fato de ele ter conseguido a proeza de ser um cantor-compositor extremamente popular, sem nunca abandonar a qualidade de seu trabalho. Acredito que esse motivo fez com que suas canções tocassem profundamente as mais diversas camadas sociais e faixas etárias”, diz Delmiro sobre a escolha do repertório do cantor.

O criador do musical tem um sonho com essa temporada, a presença do muso inspirador, Fábio Jr. “Quem sabe em algum dia da temporada ele apareça, não é? Seria um momento bem legal, ele sabe do espetáculo e deu muito apoio para a nossa produção.”

Delmiro, que é um nome muito conhecido dentro do teatro musical, participando de produções de sucesso como “60! Década de Arromba”, “70? Década do Divino Maravilhoso” e “Brilha la luna”, fala ainda do sentimento em voltar aos palcos com uma produção própria.

“Me sinto extremamente privilegiado por estar no palco, tanto no contexto de espetáculos criados por mim, quanto de produções idealizadas por outras pessoas. No entanto, persigo a autonomia que os meus projetos autorais me permitem. A possibilidade de criar um universo do zero, a partir da minha perspectiva, me coloca em um estado de investigação que me torna um artista mais versátil. Meus trabalhos autorais, inclusive, me dão ferramentas para que eu possa somar muito mais em produções as quais eu não esteja no comando:, finaliza.

“As Metades da Laranja – Um Musical” está com os ingressos à venda pelo Sympla.

Teatro Prudential – R. do Russel, 804, Glória, Rio de Janeiro.

Mais de Cultura