Top

Grátis: Orquestra Sinfônica da USP se apresenta no dia 8 de julho

Apresentação da Osusp – Foto: Divulgação

Com entrada gratuita, no dia 8 de julho, às 20 horas, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) se apresenta no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, Butantã. O concerto será regido por Alex Klein, que também será solista. Ele é vencedor do Grammy Awards por sua gravação do Concerto para Oboé, de Richard Strauss com a Orquestra Sinfônica de Chicago e, atualmente, é solista de oboé da Filarmônica de Calgary, no Canadá.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A apresentação faz parte de um ciclo de concertos já desenhado pela gestão anterior à direção do maestro e regente Gil Jardim, que também é diretor da Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes (Ocam), da universidade.

“Mantivemos toda a programação pensada para este segundo semestre visando a continuidade do trabalho com os artistas convidados. Estou trabalhando em um repertório que apresente sinergia “, comenta o maestro Jardim, diretor da Osusp.

A primeira música a ser tocada será “Abertura em Ré”, de José Maurício Nunes Garcia, considerado o principal compositor brasileiro do fim do século 18 e início do 19.

Maestro e solista oboé Alex Klein – Foto: Alice Rodrigues

Na sequência, com participação de Alex Klein como solista de oboé, a orquestra interpretará “Concertino para oboé e orquestra de câmara” (1969), de José Siqueira, importante compositor e maestro brasileiro reconhecido internacionalmente.

Para encerrar a noite, será apresentada a “Sinfonia nº 1, em Si bemol maior, op. 38” (1841), a mais conhecida de Robert Schumann, inspirada na poesia de Adolf Böttger, poeta e amigo do compositor. Com este espetáculo, a Osusp inicia um ciclo de quatro concertos com as Sinfonias de Schumann, idealizado por Jardim, marcados para os dias 6 e 20 de agosto e 24 de setembro, sempre no Anfiteatro Camargo Guarnieri, sede da Osusp.

“Será uma noite de celebração da música clássica tradicional e moderna, mas que também é essencialmente brasileira”, finaliza Jardim.

Mais de Cultura