Cultura

Casa Museu Ema Klabin traz encontro com grandes nomes da literatura

Share

Biblioteca da Casa Museu Ema Klabin – Foto: Divulgação

A Casa Museu Ema Klabin retorna com a série “Encontros com Escritores: Outros Olhares”, que traz grandes nomes da literatura para falar de suas obras e trajetórias. Com curadoria e mediação de Ana Beatriz Demarchi Barel, doutora em letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle, os encontros acontecem pela plataforma Zoom e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do museu.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A convidada desta quarta-feira (29.06), das 19h às 21h, é a premiada escritora e tradutora brasileira Adriana Lisboa. Seus livros foram traduzidos em mais de 20 países e o conjunto de sua obra foi agraciado com o Prêmio Moinho Santista.

No dia 27 de julho, das 19h às 21h, a Casa Museu Ema Klabin recebe Ana Maria Machado, que integra desde 2003 a Academia Brasileira de Letras e é ganhadora do prêmio Hans Christian Andersen, um dos mais importantes da literatura infantojuvenil. Ana Maria tem livros publicados em 26 idiomas e já vendeu mais de 20 milhões de exemplares.

A escritora Susana Ventura, ganhadora de vários prêmios, entre eles o Jabuti de 2017 na categoria juvenil, se apresenta no dia 31 de agosto, das 19h às 21h. E a escritora ítalo-brasileira Marina Colasanti fecha a série de encontros no dia 28 de setembro. Marina ganhou vários prêmios Jabuti e o Grande Prêmio da Crítica da APCA, entre outros.

Palestras

Além dos encontros literários, a programação traz palestras associadas à exposição “Faca, colher & garfo: uma história”, com curadoria de Paulo de Freitas Costa, aberta para visitação na Casa Museu Ema Klabin até 31 de julho de 2022.

No dia 13 de julho, das 19h às 21h, Adriana Salay, doutoranda em história social pela Universidade de São Paulo e coordenadora do projeto Quebrada Alimentada ministra a palestra “Arroz e feijão ou fome e abundância. Qual é o binômio do Brasil? ”. O encontro, pela plataforma Zoom, vai discutir pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que a alimentação do brasileiro mudou, além de abordar as ações necessárias para o fim da fome, incluindo desde políticas públicas até mobilizações da sociedade civil.

No dia 23 de julho, das 10h às 12h, Janka Babenco discorre sobre a presença da cultura gastronômica, do envolvimento com o ato de comer, usos de utensílios, receitas e dos conceitos e estéticas culinárias que nos últimos tempos são encontradas nas mídias sociais e sites. São chefs, influenciadores, historiadores, fundações e centros de estudos, todos contando uma estória com comida.

Inscrições aqui!

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024