Top

Globo muda programação matinal em momento de maior audiência do horário

Manhãs da TV Globo terão mudanças – Foto: divulgação

As manhãs da TV Globo não serão mais as mesmas. A partir da próxima segunda-feira (04.07) a programação da emissora passará por mudanças. Embora a dança das cadeiras já tivesse sido anunciada, a Globo também vai mexer no horário de alguns programas, como o “Mais Você” e o “Encontro”, que trocarão de lugar na grade horária. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Nós estamos em uma busca permanente pela sintonia com a sociedade brasileira, que mudou muito nesses últimos dois anos, e isso muda como nós fazemos TV”, diz Amauri Soares, diretor da TV Globo e responsável pela programação da emissora. Segundo ele, o canal nunca esteve com um resultado de audiência tão bom, e é exatamente por isso que eles tomaram a decisão de fazer algumas mudanças. 

Segundo as pesquisas realizadas pela empresa, existem claramente dois perfis de consumidores de televisão, um que busca informação o tempo inteiro, e outro que quer companhia e entretenimento. A nova programação visa, justamente, aperfeiçoar a entrega desses produtos. “Não estamos fazendo essa mudança para atingir um público específico, pelo contrário, queremos atender melhor o público que já é nosso.”

À dominância no mercado, Amauri justifica com a credibilidade de seus comunicadores. Para ele, neste momento de mudanças, o que fará com que a audiência se mantenha, ou oscile pouco, é o perfil de seus apresentadores. 

Patrícia Poeta será a nova apresentadora do “Encontro” – Foto: divulgação

Deixando o “É de Casa” para assumir o “Encontro”, Patrícia Poeta diz que a fidelidade das pessoas também está ligada à Globo por conta desse formato dos programas que une entretenimento e informação. “Agora o ‘Encontro’ vai vir logo depois do noticiário, então a gente vai poder falar sobre assuntos do dia que foram trazidos ali, só que de uma forma mais calma, algo que o hard news não permite”, afirma.

Para Manoel Soares, que apresentará o programa ao lado de Patrícia, o novo horário também traz muita responsabilidade. “Ninguém é o mesmo o dia inteiro, nós vamos entrar na casa das pessoas no momento em que elas estão começando o dia, é nosso dever prepará-las para essas próximas horas”, destaca ele.

Embora tenha perdido o horário mais cedo, Ana Maria Braga disse que não vai deixar de usar o famoso bordão “acorda menina”, porque na verdade ele nunca foi sobre levantar da cama, funciona mais como uma injeção de ânimo para o dia. “Vai mudar o ‘Mais Você’? Não vai, porque esse programa é o que é e eu continuo sendo o que eu sou, não poderia fazer outra coisa”, diz Ana, que viu sua programação mudar bastante durante a pandemia.

Com o isolamento social, a apresentadora que morava no Rio de Janeiro decidiu voltar para seu primeiro estúdio em São Paulo, onde também podia estar mais perto da família. Sem falar no tempo de programa perdido para que o jornalismo pudesse alcançar mais pessoas durante a pandemia. “A gente acabou pegando alguns minutinhos do encontro que a Fátima gentilmente nos cedeu e vimos como a culinária próxima ao horário do almoço era muito bem-vinda”, conta Ana, o que ajudou na escolha do novo horário.

Equipe do “É de Casa” – Foto: divulgação

Já a equipe do “É de Casa” mudou quase que completamente com a entrada de Thiago Oliveira, que vem do esporte da Globo, Rita Batista, baiana que fez história da filial da emissora e chega para levar mais regionalidade ao programa, e Maria Beltrão, que sai de 25 anos de Globo News para se desafiar no entretenimento. 

“Sinto que estava muito confortável e precisava sair dessa zona, estou muito animada para estrear no entretenimento e me vejo até rejuvenescida com essa oportunidade”, destacou Maria, que tem chamado atenção desde que foi anunciada no time de apresentadores do programa que vai ao ar nas manhãs de sábado. 

Para completar o grupo de apresentadores, Talitha Morette segue no programa e tem o papel de receber os novos colegas e fazer com que se sintam realmente em casa. De Campinas, a comunicadora entrou na Globo como repórter que estava sempre na rua fazendo entradas ao vivo e cobrindo o dia a dia, o que a ajudou a se preparar para os desafios de fazer um programa de cinco horas ao vivo.

A passagem de bastão do programa acontece já no próximo sábado, dia 2 de julho, embora a estreia oficial esteja marcada para o dia 9, na outra semana. Já as mudanças que envolvem o “Encontro” e o “Mais Você”, passam a valer a partir de segunda-feira.

Mais de Cultura