Top

Orquestra de Câmara da ECA/USP e artista plástica Roberta Carvalho fazem apresentação inédita

Série “Symbiosis” – Arte e Natureza na Amazônia, de Roberta Carvalho. Foto: Divulgação

Nos dias 02 e 03 de julho, a Orquestra de Câmara da ECA/USP, em parceria com Roberta Carvalho, idealizadora do Festival Amazônia Mapping, exibe, no Teatro B32, a apresentação inédita “Sobre Voar”. Com um repertório especial e através do diálogo entre música e imagens, a plateia pode entrar em contato com as sensações e encantamentos do bioma brasileiro e seus pássaros.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para criar este ambiente, a Orquestra de Câmara da ECA/USP traz as obras “And Birds Are Still…” e “White Landscapes”, do compositor japonês Takashi Yoshimatsu, e os brasileiros Heitor Villa-Lobos, com suas “Bachianas Brasileiras” nº 2 e nº 7, e Antonio Carlos Jobim com as músicas “Saudades do Brasil” e “O Homem”. Simultaneamente, paisagens visuais criadas por Roberta são projetadas em múltiplas telas que envolvem o fundo do palco e as estruturas laterais do teatro, formando uma composição visual imersiva ao redor da orquestra, numa experiência poética e estética de entrelaçamento do som com a imagem.

Para Roberta, “esta é uma apresentação muito especial, porque é o encontro de duas linguagens artísticas muito potentes e transformadoras. As imagens que trazemos, muitas delas captadas na Amazônia, trazem a visão dos pássaros em seus voos e sobrevoos. No olho do pássaro, vemos reflexos da maior floresta tropical do mundo e toda sua intensidade, nos fazendo pensar o que um pássaro vê que o homem deixou de enxergar”.

Yoshimatsu é um compositor japonês conhecido por ter criado a trilha musical do remake da série animada “Astro Boy”. Suas obras têm como traço a celebração da natureza, em especial de aves, sendo o próprio um defensor de espécies em extinção no Japão, evidenciando esta causa nos títulos de algumas de suas composições. A correspondência com a narrativa do músico levou a OCAM também à artista plástica Roberta, que tem uma obra artística que ilumina não só o bioma amazônico, mas também as populações ribeirinhas e os povos originários do Brasil.

Para Gil Jardim, diretor artístico da orquestra e responsável pela concepção e direção geral deste espetáculo, “a ideia é fazer com que as pessoas, a partir dos sons e das imagens, tenham uma experiência imersiva que os remetam às florestas e aos sons de pássaros, algo muito explorado na obra de Takashi Yoshimatsu. Ao entrarmos em contato com as composições dele, foi rápida a ligação desse universo com as aves existentes nas matas brasileiras e daí surgiu a ideia para a apresentação”, afirma. O maestro divide a regência das apresentações com André Bachur, regente-adjunto da orquestra.

A presença de composições de artistas icônicos para a identidade brasileira, como Villa-Lobos e Jobim no espetáculo, reforça a vinda de um imaginário desse ecossistema, sendo as obras escolhidas permeadas por cantos de pássaros e pela representação das paisagens.

O espetáculo tem como solistas, ademais, o premiado flautista Antonio Carrasqueira, a harpista Jennifer Campbell e a violoncelista Ji Yon Shim Anderson.

Heitor Villa-Lobos – “Bachianas Brasileiras nº 2”
Regência: André Bachur.
Duração: 17 min.

Heitor Villa-Lobos – “Bachianas Brasileiras nº 7”
Regência: Gil Jardim.
Duração: 8 min.

Takashi Yoshimatsu – “And Birds are Still…, Op. 72”
Regência: André Bachur.
Duração: 8 min.

Takashi Yoshimatsu –  “White Landscapes, Op. 47″
Regência: Gil Jardim.
Solistas: Antonio Carrasqueira (flauta), Jennifer Campbell (harpa), Ji Yon Shim Anderson (violoncelo).
Duração: 9 min.

Antônio Carlos Jobim – “Saudades do Brasil”
Regência: Gil Jardim.
Duração: 7 min.

Antônio Carlos Jobim – “O Homem”
Regência: Gil Jardim.
Duração: 2 min.

Teatro B32
Quando: 02.07 (sábado), às 20h, e 03.07, às 18h.
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 3732 – Itaim Bibi, São Paulo.
Ingressos no link: https://teatrob32.byinti.com/#/event/ocam-sobre-voar.

Mais de Cultura