Top

Grátis: festival queer acontece no Rio em seis dias de programação

Majur – Foto: Reprodução/Instagram/@majur

O Triboq Pride Festival 2022 apresenta seis dias de uma programação múltipla e gratuita em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIAP+. A primeira edição do evento, que chega integrando a música com experiências audiovisuais, informação e sensibilização, empreendedorismo, empregabilidade, artes plásticas e dança, acontece do dia 28 de junho ao dia 03 de julho, de terça a domingo, na região do Porto Maravilha.

Dividido em espaços como o Palco Vera Verão, que receberá os grandes shows na Praça Mauá; o Palco MAR, com os pockets shows no Museu de Arte do Rio; o Lugar Q Fala, um espaço de debates, escuta e trocas ativas sobre a comunidade LGBTQIAP+ no auditório do Museu do Amanhã com participações como a do jornalista Marcelo Cosme, o ator Hugo Bonemer, Benny Briolly entre outras; a Feira Queer onde cerca de 30 empreendedores apresentam suas marcas independentes no espaço do Museu de Arte do Rio; entre outras diversas integrações, apresentações de arte e entretenimento, o festival ocupará toda a região portuária do Rio de Janeiro.

Maria Gadú – Foto: Divulgação

Shows como de Maria Gadú, Majur, Ju Moraes, Rebecca, Romero Ferro, entre outros importantes nomes para a representatividade da comunidade LGBTQIAP+ estão confirmados para os palcos do evento. “Acabo de completar dez anos de carreira, estou prestes a lançar meu novo álbum e fico muito feliz com a oportunidade de retornar aos palcos num festival que nos abraça e celebra.”, declara Ju Moraes, a cantora baiana se apresentará no dia 1º de julho.

O Triboq Pride Festival 2022, apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, conta com uma rede de parceiros e apoiadores, por meio de uma grande mobilização conjunta que integra a iniciativa privada, o poder público e o movimento social organizado para atender um público estimado em 115 mil pessoas ao longo de todos os dias.

Hugo Bonemer – Foto: reprodução/Instagram/@hugobonemer

“Como cidadão gay do Rio de Janeiro, eu acho importantíssimo termos um evento que marque a data da luta dos direitos dos cidadãos LGBT no  mundo, que é o dia 28 de junho. Parabenizo o Triboq por estar fazendo um amplo evento, com 6 dias de discussões multitemáticas e shows, é muito representativo da nossa comunidade essa maneira de dialogar, de comunicar, de reivindicar nossos direitos, essa maneira de resistir”, declara Carlos Tufvesson, coordenador-executivo da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro.

E, Tufvesson continua a parabenização: “Acho bastante importante, ainda mais abordando temas como a empregabilidade, integração e os direitos civis. Eu estou muito satisfeito. Que bom que esteja acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, tem tudo a ver com o Rio, um evento para que todo o carioca seja bem vindo a participar e celebrar conosco a data do orgulho LGBT. Lembrando que, não precisa ser LGBT para lutar pela lgbtfobia”.

Beni Falcone com Mickael Noah e Thiago Berriel formam o trio de idealizadores e realizadores do projeto. “Ficou nítida a necessidade de fazermos mais pela nossa tribo, pelas dezenas de milhares de pessoas que fazem parte desse universo que criamos junto a eles. Continuamos fazendo e sendo música, mas é hora também de olhar, cuidar e celebrar a nossa tribo”, afirma Beni, que além de idealizador do festival, é vocalista da TriboQ.

Veja programação completa aqui.

Mais de Cultura