Top

Sesc Pinheiros abre o seminário “Brasis – Territórios Dissonantes”

Foto: Divulgação

No ano em que se completam o primeiro centenário da Semana de Arte Moderna e o segundo centenário da Declaração de Independência do Brasil, o Sesc Pinheiros propõe uma nova reflexão a respeito das narrativas de construção da identidade brasileira. Nos dias 28, 29 e 30 de junho e 05, 06 e 07 de julho, o seminário “Brasis – Territórios Dissonantes” reunirá intelectuais e artistas no Teatro Paulo Autran para refletirem sobre os cruzamentos históricos entre estes dois determinantes eventos do nosso passado com o Brasil dos dias de hoje.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Entre os nomes que participam do evento, estão Cida Bento, Dione Carlos, Lilia Schwarcz, Suely Rolnik, Moacir dos Anjos, Rita von Hunty, Katú Mirim e KL Ja.

“Urge discutir publicamente os problemas da crônica desigualdade socioeconômica, da captura do Estado por agendas corporativas, do racismo estrutural e, nas antípodas, da autodeterminação dos povos e comunidades, do reconhecimento e valorização das diferentes matrizes culturais e, também, da inadiável reparação histórica devida a povos preteridos pelo Brasil no singular”, afirma Danilo Santos de Miranda,diretor regional do Sesc São Paulo.

Abordando temas como novas vozes na produção cultural, literatura indígena, conquistas sociais do último século e resistências da arte à violência colonial contemporânea, a programação é formada por mesas de debates, conferências e intervenções artísticas e integra a ação em rede “Diversos 22: Projetos, Memórias, Conexões”, desenvolvida pelo Sesc São Paulo. 

A programação completa e as inscrições podem ser acessadas  – para todo o programa ou cada dia do evento – no site da unidade.

Sesc PinheirosRua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo, SP.

Mais de Cultura