Top

Urban Arts e Galeria Mario Cohen abrem mostra de Robério Braga

Obra de Robério Braga – Foto: Divulgação

A Urban Arts e a Galeria Mario Cohen se uniram para celebrar as culturas brasileira e africana em uma exposição assinada pelo premiado fotógrafo baiano Robério Braga. Batizada de “Gente da Cor”, a exposição abre no dia 28 de junho, das 19h às 22h, na Urban Arts Flagship, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.984, em São Paulo, e contará com um formato especial e interativo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Obra de Robério Braga – Foto: Divulgação

O artista, que tem como inspiração grandes nomes da fotografia, como Mario Cravo, Pierre Verger e J.D.Ohkay Ojeikere, traz para seu novo trabalho uma homenagem ao mestre do Portrait africano: Seydou Keïta (1921-2001), fotografo malinês que era considerado um exímio leitor das poses humanas. Seu trabalho peculiar inspirou Braga nesta nova série, que cria uma interação dos padrões dos tecidos africanos no “background” com os figurinos usados pelos modelos, criando assim uma mimetização.

Obra de Robério Braga – Foto: Divulgação

Para o fotógrafo, assim como outros artistas expoentes da novíssima geração africana tem utilizado essa técnica de maneira espetacular, como senegalês Omar Victor Diop ou a Keniana Thandiwe Muriu, ele quis trazer essa temática para contribuir com seu olhar e adicionar um toque brasileiro ao utilizar esta estética, criando mais uma ponte entre os mundos, ressaltando as similaridades e exaltando as duas culturas.

Com curadoria de Mario Cohen, fundador da galeria de mesmo nome, Braga foi buscar as cores, formas e texturas na feira de São Joaquim, a maior feira de livre de Salvador, trazendo um material precioso para a criação da exposição. “Há 30 anos comecei a fotografar em Salvador onde a influência africana sempre me chamou atenção. É impossível como fotógrafo, não ser impactado por tamanha riqueza cultural”, conta o artista.

Obra de Robério Braga – Foto: Divulgação

Natural de Salvador, Braga decidiu homenagear esses laços com a produção de fotos com modelos baianos vestindo peças com estampas africanas, assim como o trabalho de Keïta. Todo o vestuário foi pensado e criado pela estilista Carola Hoisel, especialmente para o projeto. “Com esta série, eu me aproximo dos meus colegas africanos e faço uma releitura desta estética fotografando em Salvador. Esta série é minha homenagem à riqueza cultural da África e sua presença em cada parte do Brasil enquanto busco construir uma ponte entre nossos mundos”, explica Braga.

O resultado incrível deste trabalho estará em exposição na flagship da Urban Arts a partir do dia 28 de junho. Além disso, todas as obras expostas farão parte do acervo da marca.

Mais de Cultura