Um dos maiores eventos literários do País, a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX, retoma de forma presencial após quatro anos e com muitas novidades. O evento acontece entre os dias 02 e 10 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, e espera receber mais de 600 mil visitantes.
O conceito criativo deste ano destaca o poder transformador do livro. Com a assinatura “Todo mundo sai melhor do que entrou”, a campanha ratifica a missão da CBL como instituição do setor editorial. Afinal, a leitura tem a capacidade de transformar as pessoas, seja pelo conhecimento adquirido ou pela emoção que transmite. Nenhum leitor é o mesmo quando acaba de ler um bom livro.
“O mundo mudou nos últimos anos em vários aspectos e nós também mudamos, buscando melhorar ainda mais o nosso evento. Uma das novidades é que estamos de casa nova: em 2022 vamos receber o público no Expo Center Norte, que permitirá oferecer a todos uma experiência com uma infraestrutura que garante mais conforto e segurança na circulação dos visitantes”, diz o presidente da CBL, Vitor Tavares. No total, serão 65 mil m2 de área total e 11 mil m2 ocupados comercialmente. Na comparação com a Bienal de 2018, houve um aumento de 6% de área comercial ocupada.
Com 100% dos espaços ocupados e com 182 expositores confirmados, que ocuparão os Pavilhões Branco, Verde, Vermelho e Azul do Expo Center Norte, recebendo selos editoriais de todos os gêneros, e com ampla e variada programação, contando com a parceria cultural do Sesc São Paulo em parte da curadoria do Salão de Ideias e nos BiblioSescs Praça de Histórias e Praça da Palavra, além da cerimônia de abertura: serão 1.500 horas de programação cultural e nove espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário.
“Estarão à disposição do público aproximadamente 3 milhões de livros”, diz Tavares. Segundo ele, a programação diversa busca trazer temas atuais e que despertem a atenção de todos os públicos e gostos. A Bienal do Livro é um evento multicultural, pois une, além de literatura, conhecimento, entretenimento e inovação.
Outra novidade que marca a busca pela inovação e atualização da Bienal é que este ano haverá o cashback. “Os visitantes que fizerem a compra do ingresso até o dia 30 de junho garantem o resgate de parte do valor para ser usado em compras nos estandes dos expositores durante o evento. Um benefício para o visitante e também para os expositores”,
diz Claudio Della Nina, managing director Latin America – RX. O presidente da CBL complementa: “O cashback oferecerá um potencial de reinvestimento no evento da ordem de R$ 3 milhões. Neste retorno da Bienal presencial, após quatro anos, a CBL buscou inovação para modernizar o evento e trazer benefícios”.
Durante os nove dias de Bienal do Livro, os visitantes poderão ter contato com autores, em encontros e palestras exclusivas. Na programação já estão confirmados mais de 300 autores nacionais e 30 autores internacionais. Entre os nomes internacionais estão: os portugueses Valter Hugo Mãe e Afonso Cruz; a moçambicana Paulina Chiziane e o angolano Kalaf Epalanga, que fazem parte da comitiva portuguesa; além de Jenna Evans Welch, do best- seller “Amor & Gelato”; Nathan Harris, cujo “A doçura da água” foi elogiado por Oprah Winfrey e Barack Obama; e Elena Armas, que virou sensação do TikTok com “Uma farsa de amor na Espanha”. Presença confirmada também de Xiran Jay Zhao, autor sino-canadense de ficção científica, personalidade da internet e cosplayer.
Já entre os brasileiros estão confirmados: Laurentino Gomes, Mario Sergio Cortella, Mauricio de Sousa, Miriam Leitão, Itamar Vieira Jr., Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Thalita Rebouças, entre outros.
O público também poderá contar com a experiência de receber autógrafos dos best-sellers que se apresentarão na Arena Cultural Pólen®. Uma das mais importantes feiras literárias do mundo, a Bienal do Livro criou sua história não só na área de entretenimento, mas no campo dos negócios. Por isso, o evento abrigará importantes iniciativas para profissionais do setor, como a 3ª Jornada Profissional, nos dias 29 de junho a 2 de julho de 2022, no Expo Center Norte, que consiste em rodadas de negócios com editores internacionais convidados e uma programação de palestras exclusivas. Trata-se de uma realização da CBL, por meio do Brazilian Publishers, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o intuito de promover o setor editorial brasileiro no mercado global.
Neste ano serão cerca de. 80 profissionais, com 20 vagas para convidados internacionais provenientes dos EUA, Europa, América Latina e também da Turquia e Egito; além de Portugal, convidado de honra em 2022. A expectativa para os próximos 12 meses é de que as editoras fechem mais de US$ 150 mil em negócios.
Há também o Papo de Mercado Metabooks, espaço dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro como tendências e futuro do setor.
Mais informações e programação www.bienaldolivrosp.com.br.
Compras pelo site: http://www.bienaldolivrosp.com.br.
De segunda a Domingo: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada).
Meia-entrada: estudantes.
Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam ingresso.
Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo.