Top

Bruna Moraes lança “Alto-Mar”, com participação de Zeca Baleiro

Bruna Moraes – Foto: Nadja Kouchi

Bruna Moraes, cantora e compositora apaixonada por poesia brasileira, que tem em suas influências nomes como Ferreira Gullar, Mário Quintana, Manoel de Barros, Drummond e Vinícius, além de João Bosco, Guinga e Aldir Blanc, lança seu álbum “Alto Mar”. O trabalho conta com oito músicas, sendo quatro de autoria de Bruna: “Flor de Laranjeira”, “Nunca Fora a Despedida”, “Valsa de Areia”, em parceria com Zeca Baleiro, e “Pra Andar Na Minha Boca”, essa em parceria com Túlio Borges. “Nave” é uma canção presenteada pelos parceiros Paulo Monarco e Bruno Kohl; e “Quatro da Manhã” é de autoria de Zeca Baleiro – que também toca violões nessa canção. Fecham o disco duas releituras: “Esquinas”, de Djavan, e “Tempo Perdido”, de Renato Russo. O músico convidado Federico Puppi toca cellos em “Nunca Fora Despedida” e “Esquinas”. Com produção de Bianca Godói e João Nhoque e direção artística de Baleiro, o disco foi gravado durante a pandemia com um petit comité de cinco pessoas (Bruna, os produtores, o violonista Demetrius Lulo e o engenheiro de gravação e músico Felipe Câmara).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Depois que escolhi o repertório, com forte influência do Zeca Baleiro, percebi que quase todas as canções falavam de mar. Gravando as músicas, vi que falavam muito de solidão, da sensação de estar à deriva. Bianca Godói e João Nhoque, então, propuseram a ideia de um disco com um certo ambiente musical marítimo. Esse disco é uma grande viagem para mim, uma viagem transformadora, como se eu fosse ao alto-mar de fato, encontrasse algumas ilhas e voltasse renovada”, revela Bruna.

O título do disco, “Alto-Mar”, foi extraído do nome de batismo da artista: Bruna Altomar de Moraes. Faz também uma referência poética ao fato de ela estar se lançando no mar alto da música brasileira, com apenas 25 anos e uma bagagem de veterana.

Fã declarado de Bruna, Baleiro revela a satisfação ao dirigir a obra e reforça o talento da jovem artista. “Foi um grande prazer fazer a direção artística do novo álbum de Bruna Moraes. Além disso, há duas canções minhas no repertório, ‘Quatro da Manhã’ e ‘Valsa de Areia’, esta em parceria com a Bruna, que é, na minha opinião, uma das mais talentosas cantoras/compositoras de sua geração”, destaca o cantor vencedor do Grammy Latino 2021 de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (MPB).

Bruna Moraes – Foto: Nadja Kouchi

Os investimentos em fundos musicais têm apresentado novas possibilidades de receita para cantores e compositores brasileiros. Nesse modelo, os artistas cedem parte dos recebíveis de royalties de uma obra para que token holders ganhem sempre que a música for executada em streamings ou em apresentações públicas. Ao negociar, o artista recebe uma quantia pela cessão.

Nesse cenário, fãs de Bruna e demais interessados terão a oportunidade de comprar, a partir do dia 3 de julho, um ou mais dos 400 tokens, no valor de R$ 50 cada, do álbum “Alto-Mar”. A partir das vendas dessas cotas – disponíveis na plataforma da TuneTraders, os compradores vão receber um número de royalty para cada token adquirido e, durante os próximos três anos, ganharão 90% das receitas de streamings de todas as canções do álbum. Depois do lançamento do álbum, o coprodutor divide os royalties junto com a artista a cada “play”. Quanto mais as faixas forem executadas nas plataformas digitais de música, mais o artista – e o fã coprodutor – aumentam suas receitas, de acordo com a quantidade de cotas adquiridas.

Sobre a importância da parceria com a TuneTraders, Bruna salienta que o projeto tem tudo a ver com o artista se conectando com o seu púbico de uma forma baseada na confiança. “Sinto que é um projeto que conecta o artista ao seu público e às pessoas que realmente apostam e acreditam no nosso trabalho. Tem tudo a ver com o artista se conectando com o seu púbico de uma forma baseada na confiança e no desejo de quem ouve o nosso som possa alcançar lugares inimagináveis. A partir do momento em que seu público é tão dono da sua arte quanto você, e quando tem alguém que ama o seu trabalho, que confia e aposta junto com você, isso se potencializa infinitamente”, diz.

Baleiro, que tokenizou sua música “O Tempo Não Espera”, em agosto de 2021, reforça o cenário positivo para a indústria musical. “Utilizei esse recurso no ano passado e ele tem se mostrado um caminho muito interessante e eficaz para divulgação e comercialização de música nos nossos dias”, completa.

Com a novidade, Bruna deseja que os horizontes de sua carreira se ampliem cada vez mais e que seu som possa chegar a milhares de quilómetros.  “Pretenso seguir com essa parceria para os próximos trabalhos porque é uma forma maravilhosa de o público experienciar uma sensação e emoção diferente de estar conectado com quem fez aquela canção, de adquirir uma porcentagem do que ela representa. É uma ideia genial, inovadora e acho que todo mundo sai ganhando no final”, diz.

Mais de Cultura