Top

Exposição no Farol Santander celebra trabalho de Manabu Mabe com obras inéditas

Exposição “Manabu Mabe: Uma experiência” reúne mais de 50 obras originais do artista japonês naturalizado brasileiro e pioneiro do abstracionismo no Brasil | Foto: Divulgação/Farol Santander

O Farol Santander São Paulo recebe, até 31 de julho de 2022, a mostra inédita “Manabu Mabe: Uma experiência”, que reúne mais de 50 obras originais pertencentes ao acervo da família do artista japonês naturalizado brasileiro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A exposição, que marca os 25 anos de morte do pioneiro do abstracionismo no Brasil, faz um recorte sobre sua produção e técnicas utilizadas entre as décadas de 1940 e 1990. Um dos diferenciais é a exibição de trabalhos, estudos e croquis inéditos, como “Paisagem da Bolívia” (1965), “Lágrima de Anjo” (1961), “Voz de Céu” (1997) e “Olho do Furacão” (1961).

Além de algumas obras nunca antes apresentadas, a mostra ainda conta com uma ala imersiva para aproximar ainda mais o visitante daquele que é um dos nomes mais expressivos das artes visuais brasileira.

Mabe chegou ao Brasil em 1934 para trabalhar nas lavouras de café no interior de São Paulo. Na infância, ele fez uma espécie de ateliê adaptado no meio da lavoura para pintar naturezas-mortas e paisagens. Em 1948, realizou sua primeira exposição individual em São Paulo, mesclando a caligrafia oriental com a pintura feita com manchas.

A mostra “Manabu Mabe: Uma experiência” será dividida em seis alas e ocupará a galeria do 19º andar do Farol Santander, localizado na Rua João Brícola, 24, no Centro Histórico de São Paulo.

Mais de Cultura