Top

Artista e perita criminal, Berna Reale apresenta mostra sobre representações da violência

A galeria Nara Roesler apresenta em São Paulo a mostra “Agora: Right Now”, terceira exposição individual da perita criminal e artista visual paraense Berna Reale, em exibição até 23 de julho de 2022.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Reale, conhecida por sua prática performática de contundente discurso político, apresenta um novo corpo de trabalho, entre fotografias, instalações e, pela primeira vez, pinturas.

Agora é uma palavra que comunica a urgência, convocando nossa atenção para os acontecimentos do presente, assim, a escolha do título da terceira individual de Reale na Nara Roesler visa a ressaltar a ideia de atualidade.

Para isso, Berna Reale busca na linguagem da moda, em suas cores e abordagens publicitárias, as formas para comunicar o modo como a mídia contemporânea lida com a violência.

As fotografias lembram anúncios publicitários e incluem elementos que remetem à violência, como “Cabeças raspadas”, que  traz algemas. “Ligadas” e “Acorda Alice” representam tornozeleiras eletrônicas. Em uma das salas, pinturas a óleo sobre chapas de metal mostram representações de corpos violentados.

A ideia é fazer o espectador refletir sobre a banalização da violência e a forma como ela é retratada na contemporaneidade. A artista recorre muitas vezes à alegoria como estratégia, construindo imagens cuja força reside na abertura de sentidos possíveis e na abrangência do tema da violência.

A curadoria é da historiadora Claudia Calirman.

Mais de Cultura