Top

Ricardo Pereira estrela em “Cara e Coragem” como o vilão Danilo

Ricardo Pereira é Danilo em nova novela da Globo – Foto: Joanna Correia

O sorriso simpático e o olhar atraente de Ricardo Pereira ajudam na construção de seus personagens, mas se engana quem pensa que ele só sabe fazer papel de galã. Prova disso é o trabalho do artista na novela “Cara e Coragem”, que estreou recentemente na Rede Globo. No papel de Danilo, Ricardo promete ser um vilão sedutor, prazeroso, intelectual e acolhedor… Pelo menos até mostrar seu outro lado.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Aposta da Globo, a novela será longa, com gravações previstas até dezembro, e o ator adiantou um pouco do que podemos esperar de seu personagem. “Danilo é um cara que ambiciona poder, não dinheiro, porque ele sabe que o poder leva ao dinheiro. E ele tem o dom da palavra, uma retórica impecável, que faz com que circule muito bem em todos os meios, especialmente na classe a qual ele quer pertencer”, afirma Ricardo.

Seu novo personagem parece ter se preparado a vida inteira para conquistar as pessoas com seu discurso. Algo muito parecido com o que figuras importantes e políticas da sociedade fazem, compara o ator. “Ele é um estrategista muito intenso, que não vai abrir mão de nada para atingir o objetivo que ele quer, mas de uma forma muito sutil. A gente construiu um vilão na virtude do vilão não no olhar ou no jeito dele”, conta ele, que diz que Danilo é um daqueles antagonistas bacanas, capazes de matar alguém sorrindo.

O contraponto desse personagem está em seu lado familiar, que é o lugar de equilíbrio dele. Embora siga fazendo todas as suas maldades, ele tem uma vida com uma mulher que ele realmente venera e faz de tudo por ela. “Eu vejo nisso algum trauma do passado dele, de alguém que perdeu um pouco da família, e a gente tentou trabalhar bem isso”, explica o ator sobre a construção de Danilo.

Nessa dualidade, o vilão tem sua humanidade respeitada e, pelo menos no começo, o público ficará em dúvida sobre se ele de fato é um vilão. Algo que ganha ainda mais força se, junto da história, vem Ricardo, um ator que “não tem cara de mau”, segundo algumas pessoas à sua volta.

Danilo é o primeiro vilão interpretado por Ricardo Pereira – Foto: reprodução/Instagram

“Isso é legal porque o público te dá um feedback de quem é esse personagem, daquilo que você tá construindo e pensou junto da direção artística, preparador de elenco e enfim, todo mundo que ajudou na construção do Danilo”, destaca o ator, que gosta de jogar essa dúvida o caráter de seu personagem para os telespectadores.

Sobre fazer seu primeiro trabalho como vilão, Ricardo conta que tudo que é fora da caixa e aparece como um desafio é o que ele mais gosta de fazer. Foi assim também que, durante a pandemia, depois de se mudar para Portugal, sua terra natal, para passar uma temporada, o ator acabou pegando alguns trabalhos como a novela “Amor Amor”. “Foi um dos maiores sucessos em Portugal. Como estava todo mundo em casa, as pessoas se agarraram muito aos personagens”, lembra ele, que chegou a ganhar alguns prêmios pelo papel.

Interpretando um cantor pela primeira vez em sua carreira, ele contou que passou a dar ainda mais valor para quem canta e atua. “Tem muito tempo que eu estava sendo cutucado para fazer algo com música, principalmente musicais. Acabei começando já na televisão e tive que aprender tudo muito rápido, mas confesso que fiquei com muita curiosidade de fazer mais”, diz ele, que gostaria de trabalhar com outros papéis que envolvam música, mas que virar cantor já é outra coisa.

Ainda em Portugal, Ricardo chegou a atuar no filme “Revolta” e na série “A Generala”, pela qual também ganhou alguns prêmios. Sempre com diferentes projetos em várias partes do mundo, o ator conta que suas experiências foram o moldando. Vindo do teatro e passando pelo cinema europeu, ele começou a trabalhar com diversas pessoas muito cedo, um contato que o ajudou muito no processo de amadurecimento enquanto profissional.

“Acho que as coisas foram acontecendo, hoje o mercado é mais globalizado então o mundo ficou mais aberto não só para os conteúdos circularem mas também para os atores”, destaca Ricardo, que diz ter tido mais oportunidades também pelo fato de falar várias línguas, como o português, inglês, francês e espanhol. 

Apesar disso, o ator também falou que não imaginou que fosse ficar no Brasil tanto tempo. “Pensei que viesse fazer uma novela e pronto, eventualmente iria voltar para Portugal, mas estou aqui há quase 20 anos porque é uma mistura de história de amor pelo País, pela profissão aqui e pelos amigos que fui fazendo ao longo do caminho”, conta ele, que viu tudo acontecer de uma forma leve e natural em sua carreira. 

Mais de Cultura