Top

SP ganha a Galeria Teo e mostra sobre Jorge Zalszupin

Peças de Jorge Zalszupin – Foto: Ramanaik Cunha Bueno

Em comemoração aos 15 anos da marca Teo, Lis e Teo Vilela Gomes inauguram a Galeria Teo (Rua João Moura 1.298, Vila Madalena), em coquetel de abertura nesta terça-feira (14.06), das 16h às 21h. Para exaltar o patrimônio cultural do mobiliário moderno brasileiro, a iniciativa propõe um espaço dedicado exclusivamente às preciosidades assinadas pelos maiores nomes do design do Modernismo, das décadas de 1930, 1940, 1950, 1960 e 1970.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em um edifício localizado na mesma rua que consagrou a Casa Teo, o primeiro endereço da marca, Teo Vilela Gomes assina a curadoria de preciosa seleção de móveis autorais, arte contemporânea e complementos originais, que têm em comum o período em que o design assumiu sua identidade brasileira.

Como obras de arte, os produtos estarão expostos de forma a serem contemplados. Com foco nos designers e manufaturas modernistas brasileiras, destacam-se Sergio Rodrigues, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin, Zanine Caldas, Geraldo de Barros, Joaquim Tenreiro, Liceu de Artes e Ofícios, L’Atelier, Teperman, Mobilínea, Novo Rumo, Julio Katinski, Jean Gillon, Dinucci, Michel Arnoult, Martin Eisler, Giuseppe Scapinelli, Peter Kraft, Dominici, Abraham Palatnik, Branco & Preto, Carlo Hauner, Forma, Percival Lafer, Willy Guhl e Hercules Barsotti. Entre os internacionais, os consagrados Ettore Sottsass, Vladimir Kagan, Charles Pollock, Gioto Stopino, Barbini, Seguso e Warren Platner. Além da exibição modernista, a Galeria Teo oferecerá uma experiência completa com exclusividades da produção brasileira de outras épocas, peças originais do movimento Art Decó, móveis neoclássicos produzidos artisticamente por Dinucci, renomado mestre em marcenaria na década de 1940, bem como achados do estilo pós-modernista Memphis, dos anos 1980.

Peças de Jorge Zalszupin – Foto: Ramanaik Cunha Bueno

Exposição

Paralelamente à inauguração da Galeria Teo, os galeristas e irmãos Lis e Teo Vilela Gomes transformam a galeria em um espaço cultural aberto a diversas exposições, encontros educativos e de interesse para os amantes do design. Com caráter social e representativo, serão porta-vozes da rica cultura brasileira, de forma inclusiva, em toda sua diversidade. 

Para celebrar os 15 anos da marca e abertura do novo espaço, a Galeria Teo abre a exposição “Centenário de Jorge Zalszupin”, homenagem ao arquiteto e designer polonês naturalizado brasileiro, considerado um dos ícones do modernismo brasileiro. A exposição tem início nesta quarta-feira (15.06) e se estenderá até 30 de julho. 

Peças de Jorge Zalszupin – Foto: Ramanaik Cunha Bueno

Com expografia realizada por Teo Vilela Gomes e pelo arquiteto e designer gráfico Claudio Novaes, a mostra reúne 40 valiosos móveis, originais e certificados, parte acervo da própria galeria e outra parte foi gentilmente cedida por colecionadores, durante a exposição. As peças que estarão em exibição, por si só, revelam as ideias e o processo criativo de Zalszupin. Foram selecionados móveis em jacarandá maciço da Bahia e outros em jacarandá curvado, feito de compensado laminado, técnica que Zalszupin aprimorou em suas criações. Nos detalhes, notam-se acabamentos em metal cromado e latão. Vale ressaltar a elegante execução da tapeçaria de todas as peças, muitas delas são finalizadas com botões em jacarandá, costuras e pespontos. “Felizes por conseguirmos reunir um acervo original e significativo do grande designer modernista brasileiro”, comemoram Lis e Teo Vilela Gomes

 

Mais de Cultura