Top

Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida celebram o 35º Bloomsday  

35º Bloomsday – Foto: Divulgação

A Casa Guilherme de Almeida e a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, que integram a Rede de Museus-Casas Literários, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, celebram o 35º Bloomsday em São Paulo. O evento que é tradicionalmente realizado em diversos países, dedicado à obra do escritor irlandês James Joyce, desta vez acontecerá na cidade de São Paulo em dois dias, 15 e 16 de junho, com uma programação especial em 2022 – ano em que se completam 100 anos do lançamento do romance mais famoso do autor, “Ulysses”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O Bloomsday paulistano é o mais longevo evento literário da cidade e foi criado por Haroldo de Campos e Munira Mutran em 1988, influenciando eventos em diversas outras partes do Brasil. Sua 35ª edição adotará o tema “Coletivo Joyce”, para mostrar a representação polifônica da vida e da humanidade criada por esse escritor, cuja obra transcende os limites do indivíduo inserido em seu espaço e em seu tempo, para alcançar o universal e o eterno.

O evento será aberto pela Casa Guilherme de Almeida, no dia 15, a partir das 16h, com palestra online de Marcelo Tápia, diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, sobre o sexto episódio de “Ulysses”, o “Hades”, relacionando-o com o Canto XI da Odisseia de Homero. A atividade será transmitida pelo canal de YouTube do museu.

Em seguida, a Casa Guilherme de Almeida, em parceria com o Consulado Geral da Irlanda, oferece, presencialmente, a exibição do filme – inédito no Brasil – “100 anos de Ulysses”, produzido na Irlanda pelos canais RTÉ e ARTE, além de um programa com falas de representantes da comunidade irlandesa em São Paulo e uma apresentação musical preparada pelo Consulado. A atividade será realizada na Sala Cinematographos, no Anexo do museu, disponibilizando-se vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição, que poderá ser realizada por meio deste  link.

No Dia de Bloom, 16 de junho, data escolhida para lembrar James Joyce mundialmente – pois é o dia em que se passa a narrativa do romance “Ulysses”, no qual o personagem central Leopold Bloom perambula por Dublin, em 1904, – a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura realiza a tradicional programação em celebração à obra de Joyce. A partir das 17h, no jardim do museu, em frente ao Café da Casa, o público poderá desfrutar das opções de comes inspirados na culinária irlandesa.

Diferentemente dos anos anteriores, em que o programa focalizava um episódio de “Ulysses”, o evento deste ano apresentará leituras de fragmentos de diversos capítulos do romance para mostrar a sua diversidade.

O evento também contará com lançamentos de edições de obras do romancista, performances – com participação especial da atriz Bete Coelho – e apresentações de músicas e danças irlandesas, além de evocar ressonâncias da obra de Joyce na criação de escritores brasileiros, entre eles Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Guimarães Rosa, Haroldo de Campos e Clarice Lispector – no ano do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A atividade, gratuita, será realizada no jardim da Casa das Rosas e não há necessidade de inscrição prévia.

James Joyce, que hoje é considerado, em todo o mundo, um dos maiores escritores do século 20, inicialmente teve suas obras duramente criticadas e censuradas. O romance “Ulysses” (1922) acabou sendo proibido, à época, nos Estados Unidos e na Inglaterra, por ser julgado imoral pelas autoridades.

 

 

Mais de Cultura