Cultura

Após quatro anos, Johnny Hooker volta com álbum de inéditas

Share

Johnny Hooker – Foto: Carlos Salles

Inspirado no livro “Orgia – Diário de Túlio Carella”, no qual o dramaturgo e roteirista argentino narra suas aventuras sexuais na Recife de 1960, Johnny Hooker lança “Orgia”, seu novo disco. A obra de Hooker e de Carella se encontram não apenas no tema, mas no contexto, quase como se o tempo não tivesse passado, o país vive novamente um momento onde o fascismo se impõe, recorrendo ao pânico moral para se vender como solução aos problemas da nação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Por que não escrever um disco que seja também o diário de um período em que o futuro está sequestrado, em que o corpo e o desejo se apresentam como uma forma poderosa de resistir?”, pensou o cantor ao idealizar o álbum.

 “ØRGIA” é o terceiro disco de estúdio da carreira de Johnny Hooker e sucede os aclamados “Eu Vou Fazer uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito!” e “Coração”. Assim como o livro homônimo de Carella, o álbum busca desenhar a narrativa de um tempo onde a perseguição das minorias tem um novo momento de frisson no país. Ao decorrer de 13 faixas, o artista apresenta a história em três atos e um epílogo, assim como em um livro. 

Capa de “Orgia”, Jhonny Hooker – Foto: divulgação

O disco começa pelas faixas “Amante de Aluguel” e “Nos Braços de Um Estranho”, que têm o êxtase da noite e sua carnalidade pulsante. Seguido por “Cuba” e “Maré”, o álbum cria uma espécie de delírio tropical de fuga e, finalmente, chegando aos tempos apocalípticos que se desenham diante dos olhos, estão as faixas “Eu Te Desafio a Me Amar” e “Estandarte”. O epílogo conta com uma versão em espanhol da já clássica “Volta”, agora “Vuelve”, adaptada por Julia Konrad. Ele sugere o exílio conceitual do Brasil tanto para Carella, quanto para o próprio Hooker, embora seja impossível deixar para trás o sentimento de pertencimento, como ouvimos em um trecho da faixa de abertura: “Penso que no final, o Brasil é essa dor que vive em mim”.

O disco foi trabalhado durante quatro anos e é assinado por produtores como Arthur Marques, DJ Thai, Felipe Puperi, João Inácio da Silva, Barro e Guilherme Assis. Nas letras, se alternam composições do próprio Hooker e outras recebidas como presente, escritas especificamente para o disco, como “Maré”, de Juliano Holanda, em que o cantor divide os vocais com o capixaba Silva. Já “Nossa Senhora da Encruzilhada” foi escrita por Filipe Catto, que também assina a identidade visual do projeto junto com o fotógrafo Carlos Salles e o multiartista Alma Negrot. Completando o time, as faixas ‘’Larga Esse Boy’’ e “NHAC!” contam, respectivamente, com participações especiais de Jader e Chameleo. Thiago ABRA ficou responsável pela mixagem e a produção adicional e a masterização é de Filipe Tichauer.

O disco vem com um tom de despedida, que passeia por toda a heterogeneidade da obra de Hooker – do brega ao forró, do samba ao flamenco, do pop à experimentação. Uma verdadeira orgia de ritmos em busca do reencontro com o corpo e com a vontade de viver, como ouvimos na faixa de abertura; um relato de um tempo em que o futuro é uma imensa e irrevogável incógnita. 

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024