Top

Peça que homenageia Jorge Fernando tem sobrinha como diretora e sobrinha-neta atuando

Manoa Rebello e Maria Carol Rebello – Foto: Guilherme Lima / Styling: Samantha Szczerb / Beleza: Tito Vidal

O ator e diretor Jorge Fernando ganhou uma grande homenagem de sua sobrinha Maria Carol Rebello. Diretora de primeira viagem, ela conduz a peça infantil “O Menino do Olho Azul”, cuja temática visa a retratar a infância de Jorge Fernando e seus sonhos de ser um artista, coisa que realizou com exímio talento. A filha de Maria Carol, Manoa Rebello, atua na peça, e ambas têm em Jorge Fernando grande inspiração, influência e referência artísticas. “Todas as minhas maiores influências, referências e aprendizados vieram dele”, diz Maria Carol, ao que Manoa faz coro: “Toda influência possível, sempre fiz aulas de teatro e estudei muito, mas com certeza ver ele atuando e dirigindo sempre foi a maior escola de todas e sou muito grata por ter vivido isso”, completa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A peça, que está e cartaz Teatro dos Quatro, no shopping Gávea, no Rio de Janeiro, intenciona viajar o País com o espetáculo, que tem tido excelente receptividade do publico. “Todo mundo ama, se emociona, compartilha e quer ver outra vez”, conta Maria Carol. 

Sobre sua primeira a experiência como diretora, ela afirma que está amando e que pretende fazer mais. “A primeira de muitas, eu espero. Adorei isso”. Já Manoa, comenta sobre o fato de trabalhar com sua mãe: “É lindo, tenho muito orgulho da minha mãe e dela estar realizando um sonho junto comigo, melhor diretora que eu poderia ter, pondera.

Jorge Fernando morreu em 2019 vítima de uma parada cardíaca, e deixou um legado de inúmeros trabalhos de reconhecimento. Ele ajudou a revolucionar a forma de fazer TV Brasil, dirigindo seus times com humor e muita competência. 

Leia a seguir entrevista que RG fez com mãe e filha a respeito da peça.

Maria Carol Rebello – Foto: Guilherme Lima / Styling: Samantha Szczerb / Beleza: Tito Vidal

Maria Carol Rebello

Qual a influência de Jorge Fernando na sua carreira?

Todas as minhas maiores influências, referências e aprendizados vieram dele.

Meu tio me educou como um pai ao lado da minha mãe; e como ele respira arte nossa casa sempre foi repleta de criatividade e projetos artísticos.

Como surgiu a ideia de fazer uma peça em homenagem a ele?

Em outro de 2019, quando ele nos deixou, ficou em aberto um projeto novo dele no teatro. Sempre existiu da parte dele com a nossa produtora a vontade de montar um infantil. Com isso nasceu esse linda homenagem em forma de teatro infantil que conta os sonhos dele desde menino em ser artista e passa a mensagem positiva de vida que o Jorge sempre falou.

Como você concebeu “O Menino Do Olho Azul”?

Juntamos as histórias dele de criança, o fascínio que ele sempre teve por arte e por brincar de show, com as referências dos trabalhos dele na TV e no teatro. No palco temos muitas coisas do “BooM”, até mesmo elementos originais do cenário.

Qual a a história da peça?

“O Menino do Olho Azu”l conta a história do Jorginho Fernando que sonha em receber o convite pra montar sua trupe e participar do Grande Festival Boom. Ele tem uma vontade tão grande que transforma todos com o seu olhar e quando questiona sobre os sonhos. Passa a mensagem que o impossível não existe e que nunca podemos desistir dos nossos sonhos.

É sua primeira direção teatral?

Sim. A primeira de muitas, eu espero. Adorei isso.

Como tem sido a receptividade do público com o espetáculo?

Todo mundo ama, se emociona, compartilha e quer ver outra vez. O mais legal é perceber que a mensagem positiva chega nas crianças quando elas interagem dizendo para nunca deixar de sonhar. É lindo de ver.

Você pretende viajar o Brasil com a peça?

Claro que sim. Fizemos esse espetáculo para ter vida longa igual ao “BooM”.

Montamos sem nenhum tipo de particínio, então precisamos muito de divulgação e boca-a-boca do público.

Como é trabalhar em família?

É ótimo, e flui naturalmente. Conversamos, trocamos e decidimos coisas com a mesma naturalidade da mesa na casa da minha mãe aos domingos. Sempre fizemos dessa forma. Nós nos respeitamos, nos ouvimos e nos admiramos.

Tem intenção de transformar a peça em audiovisual para streaming ou TV aberta?

Temos muitas ideias para “O Menino do Olho Azul”, e o audiovisual é, sim, uma delas.

Quais são os próximos projetos?

Eu amo fazer teatro. E quero voltar com um projeto que tenho há tempos. Teatro adulto, com elenco feminino e baseado em um livro. Vamos ver.

Manoa Rebello – Foto: Guilherme Lima / Styling: Samantha Szczerb / Beleza: Tito Vidal

Manoa Rebello

Qual a influência da carreira de Jorge Fernando no seu trabalho?

Toda influência possível, sempre fiz aulas de teatro e estudei muito, mas com certeza ver ele atuando e dirigindo sempre foi a maior escola de todas e sou muito grata por ter vivido isso.

Como é atuar em uma peça que homenageia seu tio-avô?

Muito emocionante, sinto muita falta dele e acho muito lindo e significativo minha primeira peça profissional ser para ele.

Com você se preparou para o papel?

Observando minha avó, conversando com ela. Tentei pegar o máximo de coisas parecidas com ela, o tom de voz, o jeito de falar, a cumplicidade dela com meu tio-avô. 

Conte sobre sua personagem.

Minha personagem é a Maria, irmã do Jorginho, que está sempre com ele e apoiando ele em tudo, mas também colocando os pés dele no chão quando necessário.

Quais os próximos projetos?

Ainda não tenho outros projetos, mas espero que essa peça tenha vida longa e que possamos apresentar essa história em muitos teatros pelo Brasil.

Como é atuar com sua família?

É muito gostoso, muito emocionante e divertido. Exige muito que a gente saiba separar a vida pessoal da profissional, mas é uma delícia.

Que tal ser dirigida pela própria mãe?

É lindo, tenho muito orgulho da minha mãe e dela estar realizando um sonho junto comigo, melhor diretora que eu poderia ter.

Créditos

Fotos: Guilherme Lima.
Styling: Samantha Szczerb.
Beleza: Tito Vidal.

Mais de Cultura