Top

UBC homenageia Dona Onete na segunda edição do Troféu Tradições

Dona Onete – Foto: Walda Marques

Sempre reverenciando a música brasileira e dando visibilidade aos nossos artistas, a União Brasileira de Compositores (UBC) realizará, no lendário Theatro da Paz, em Belém, a segunda edição do Troféu Tradições. Neste ano, o evento, que acontecerá no dia 22 de junho, dia do aniversário de 80 anos da UBC, homenageia a cantora e compositora Dona Onete. Estrela  responsável por sucessos como “No meio do Pitiú”, “Jamburana” e “Banzeiro”, a artista com 82 anos já soma mais de 300 composições e continua compondo boleros e tantas outras nos gêneros carimbó chamegado, banguês, lundus, entre outros. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Estou radiante de felicidade. Todas as homenagens que quiserem me fazer, que façam em vida, que eu quero ver o quanto eu sou querida (risos). Fico muito feliz por um reconhecimento desse que é de ordem nacional. Nunca pensei que isso ia acontecer comigo. Eu sou de Cachoeira do Arari (interior do Pará), caí de paraquedas na música. É uma honra muito grande poder representar o povo do Pará e da Amazônia.”, comenta a artista, que lançou seu primeiro álbum aos 72 anos.

A homenageada fará um show presencial, com venda de ingressos na Ticket Fácil e na bilheteria do teatro, e terá transmissão ao vivo pelo canal da UBC no Youtube. A apresentação contará com participações especiais de Fafá de Belém, Jaloo, Mestre Damasceno, Lucas Estrela, Félix Robatto, Aqno e o grupo de Carimbó Sancari. A direção ficará a cargo de Batman Zavareze, artista visual e designer responsável por trabalhos com Marisa Monte, Los Hermanos, Roberto Carlos, Rubel, Tribalistas, dentre outros.

Dona Onete – Foto: Walda Marques

Sobre a apresentação, Dona Onete adianta que será uma noite muito alegre e com muita cantoria. “Quero me preparar, ir bem bonita receber as homenagens e cantar minhas músicas com outros artistas importantes que cantam o Pará pro mundo também. Vamos cantar o que é nosso, viver o que é nosso, fazer a festa no Theatro da Paz e festejar o que temos de especial”, afirma.

Segundo Paulo Sérgio Valle, Diretor Presidente da UBC: “Dona Onete é a tradição que não tem tempo, que se renova como o vento, e nos surpreende a todo momento”. Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo, reforça o compromisso da UBC em valorizar a pluralidade da música brasileira: “O Troféu Tradições deste ano vai para o Pará, o Carimbó, outra expressão da excelência e diversidade da riqueza da música  brasileira exemplarmente representada pelo talento e coragem de Dona Onete, uma vida dedicada à cultura e à música. Seguimos com nosso propósito de valorizar a pluralidade e singularidade de nossos titulares em suas maiores capacidades”.

 

Mais de Cultura