Top

Musical clássico “Rent” ganha montagem no Rio

Foto: Mariana Esberard

O Ceftem (Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical) apresenta sua nova produção: “Rent”, com estreia no dia 9 de junho no Teatro Riachuelo (RJ). Eles utilizam a versão brasileira de Mariana Elisabetsky, com direção de Rafaela Amado, direção musical de Tony Lucchesi e Caio Loureiro, e direção de movimento de Clara da Costa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Rente” é um dos maiores clássicos da Broadway. É livremente adaptado da ópera “La Bohème”, do italiano Giacomo Puccini, com músicas, letras e libretto do saudoso Jonathan Larson, e é uma carta de amor à comunidade LGBTQIAP+, artistas e todos que vivem cada momento como se fosse o último.

Foto: Mariana Esberard

“Acho muito importante trazer ‘Rent’ aos palcos nesse momento. Além de ser uma linda história, assim como suas músicas que são muito conhecidas, a história se passa em um momento específico do mundo. Ela toca em assuntos tão importantes, e atemporais, por exemplo, falar sobre a Aids, sobre a doença. Então eu penso que daqui a alguns anos faremos peças sobre o período da pandemia. Vemos que há algo em comum, porque ambos são sobre períodos que marcam a história da humanidade”, ressalta Rafaela, diretora da adaptação.

Foto: Mariana Esberard

“Rent” explora os encontros e desencontros durante um ano da vida de oito jovens residentes da cidade de Nova York durante a década de 1980. Violência urbana, marginalidade, sexo, drogas, a epidemia da Aids e principalmente a brevidade da vida, são alguns dos temas apresentados na peça. Diante da fragilidade da vida, dos problemas financeiros e das diversidades, as personagens vivem seus conflitos pessoais e urbanos, lidam com a sexualidade, as perdas, e nos ensinam sobre amizade, solidariedade, parceria e, sobretudo, amor.

 

“É uma produção que narra o dilema de uma geração que viveu com o medo do HIV e da Aids. Apesar de tratar temas extremamente delicados, a peça é uma celebração da vida. Se para eles ‘não existe amanhã’, é porque eles vão lutar para conseguir o que querem hoje”,diz Reiner Tenente, coordenador geral do Ceftem.

“Rent” faz temporada de 9 a 23 de junho no Teatro Riachuelo. Os ingressos estão à venda pelo https://bileto.sympla.com.br/event/73662/d/140471.

Foto: Mariana Esberard

Teatro Riachuelo – Rua do Passeio, 38, Centro, Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

Mais de Cultura