Top

Vida e obra de Vania Toledo ganham exposição e bazar em SP

Foto: DIvulgação

A exposição “Caixa Preta”, em homenagem à fotógrafa Vania Toledo (1945-2020), abre neste sábado (04.06), a partir das 11h, no estúdio True Love Tattoo (Rua Dr. Cesário Mota Jr., 448, Vila Buarque).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A mostra retrospectiva apresenta 40 fotos de diversos ensaios e um bazar de roupas, acessórios, livros e memorabilia de Vania. O bazar acontece apenas no fim de semana da abertura (4 e 5 de junho) e todas as peças estão à venda. A organização do evento é de Juliano Toledo, filho da fotógrafa, e conta com curadoria do fotógrafo Fausto Chermont e texto crítico do jornalista Mário Mendes.

“Entre um pulo e o mergulho, existe um maravilhoso voo”. Este comentário de Vania pode resumir sua vida profissional e pessoal, percursos maravilhosos que a levaram a mergulhar em imagens para falar do mundo que habita. Ela fotografou algumas das pessoas mais importantes da cultura, política e artes do País, nos anos de 1970 a 1990. Como fotojornalista, ganhou notoriedade por seus retratos nada óbvios para colunas sociais, que depois ganharam forma como ensaio-exposição intitulado “Diário de Bolsa” (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2008) e que ganham destaque nesta retrospectiva, inclusive com a presença da máquina fotográfica Yashica que ela carregava na bolsa quando ia a festas e eventos sociais.

Também há seleções de imagens das séries “Palco Paulistano”, “Detalhes de São Paulo” e “Corpo Livre”, que revelam diversas facetas da fotógrafa, desde a intimidade com a cena artística e a sensibilidade dos retratos até as técnicas de estúdio e ao ar livre.

Vania Toledo frequentou diversas festas e nelas clicou muitas personalidades, então para dar um clima festivo, durante o bazar da exposição “Caixa Preta”. Haverá apresentação dos DJs Felipe Venâncio, Adriana Recchi, Juliano Toledo e Cacá Di Guglielmo.

True Love Tattoo – Rua Dr. Cesário Mota Jr., 448, Vila Buarque, São Paulo.
Visitação: de 06 a 25 de junho, de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h.

Mais de Cultura