Top

Veja 8 casas de jazz para curtir música ao vivo em São Paulo

Casa de Francisca, espaço sócio-cultural no centro de São Paulo | Reprodução/@casadefrancisca

Se você é fã de sax e trompete, sabe que não tem nada como ouvir um bom jazz ao vivo. Desde que surgiu nos Estados Unidos, entre 1890 e 1910, o gênero conquista ouvidos e corações ao redor do mundo. Neste guia, selecionamos oito espaços em São Paulo que oferecem o melhor do estilo musical em diferentes regiões da capital paulista.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Blue Note

 

Na avenida mais importante da cidade, o Blue Note traz a energia de uma casa de jazz nova iorquina para a capital paulista. O ambiente intimista abraça desde as improvisações do jazz até as letras marcantes da MPB, passando pelo groove do blues aos artistas da nova cena, com uma programação semanal repleta de grandes artistas. Nomes como Chico Macedo, músico da Orquestra Brazil Jazz Sinfônica, e Joabe Reis, considerado um dos artistas mais importantes da música instrumental contemporânea brasileira, fazem parte da programação da casa.

Av. Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo – SP; WhatsApp: (11) 94745-9694

Jazz B

 

A charmosa casa de jazz com ambiente despojado no centro desafia a tradição de bares de jazz de serem pequenos e com luz baixa, e ainda traz ótimo cardápio e carta de drinks para acompanhar os shows.

Rua General Jardim, 43 – Vila Buarque, São Paulo – SP; WhatsApp: (11) 94980-3554

Madeleine Jazz & Bar

Com jazz ao vivo de terça a sábado, o espaço na Vila Madalena já ganhou diversos prêmios de melhor música ao vivo e melhor bar de jazz. O ambiente intimista, à luz de velas, também já foi escolhido como o melhor para ir a dois. Em meio ao agito do bairro boêmio, a casa é um achado que oferece um ambiente aconchegante para apreciar uma boa música de perto.

Rua Aspicuelta, 201 – Vila Madalena, São Paulo – SP; WhatsApp: (11) 96070-0016

All of Jazz

De terça a sábado, a casa, com capacidade para cerca de 50 pessoas, recebe shows intimistas. Nas paredes, pôsteres de grandes nomes do jazz norte-americano, como Charlie Parker e Billie Holliday, ilustram o ambiente. No bar, uma loja de CDs e DVDs oferece cerca de 3 mil títulos para o público.

Rua João Cachoeira, 1366 – Itaim Bibi, São Paulo – SP; WhatsApp: (11) 9927-12256/ (11) 9927-69711

Bourbon Street Music Club

Inaugurado em 1993 com show do ícone B.B King, o clube tem decoração inspirada nos bares de New Orleans, berço do estilo musical. O espaço, inclusive, abriga uma guitarra que pertenceu ao próprio rei do blues. Com mais de 25 anos de existência, o palco da casa já recebeu nomes internacionais gigantes como Ray Charles, Nina Simone, Betty Carter e George Benson.

Rua dos Chanes, 127 – Moema, São Paulo – SP; WhatsApp: (11) 97060-0113

Jazz Factory Music & Art

 

A “casa da boa música de São Paulo” apresenta um conceito que remete a um galpão antigo, tal como os locais onde as lendas do jazz e do blues nortes-americanas se reuniam para tocar. Tijolos aparentes e luz baixa aconchegam o público à espera de excelentes shows.

Com acústica intimista e ambiente rústico e ao mesmo tempo despojado, o público pode optar por se acomodar em mesas, áreas Bistrôs, junto ao nosso bar, em nossos sofás e poltronas ou até mesmo em pé, circulando por todos os espaços. A coquetelaria autoral e o cardápio com burgers especiais não deixam a desejar.

Rua Bárbara Heliodora, 536 – Vila Romana, São Paulo – SP; WhatsApp: (11) 9866-5003

Casa de Francisca

A Casa de Francisca é um espaço sócio-cultural que funciona em um patrimônio histórico recém-restaurado, o Palacete Tereza, que abrigou a primeira loja de instrumentos da cidade. A programação é eclética e passa por samba, jazz, forró e MPB. A arquitetura deslumbrante do local já faz valer a visita, mas a boa música e cardápio com comidinhas e taças de vinho fazem do espaço um ponto indispensável para conhecer em São Paulo.

Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé, São Paulo – SP; reservas neste link.

BTNK Art Bar

As noites de Jazz no BTNK Art Bar são memoráveis. O espaço fica numa fábrica desativada dos anos 1930 na Mooca, zona leste da capital, e une gastronomia, mixologia e música em um só lugar. São três ambientes, com shows de jazz, blues, rock, samba rock, salsa, samba e sertanejo, atraindo um público eclético. A casa ainda conta com uma sala de cinema gratuita para os clientes.

Rua Tobias Barreto, 779 – Mooca, São Paulo – SP; WhatsApp: 11 91461-1679

Mais de Cultura