Top

Refugiados: exposição “Acolhidos” chega a São Paulo

Foto: Divulgação

Depois de passar por Brasília, em 2021, e contar com um público de 15 mil visitantes, a exposição fotográfica “Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil”, chega à capital paulista para destacar a trajetória de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à integração econômica e social no Brasil, a partir de histórias reais de pessoas que atravessaram a fronteira em Roraima, nos últimos anos, em busca de oportunidades para reconstruírem suas vidas em um novo país.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Quem assina o acervo é o fotógrafo italiano Antonello Veneri, que reside no Brasil há 12 anos. Para ilustrar o trajeto percorrido por essas famílias, desde que chegaram ao Brasil, até a conquista de sua autonomia, Veneri cruzou a fronteira com a Venezuela, visitou os abrigos da Operação Acolhida, em Roraima, e percorreu diversas cidades, como Brasília, no Distrito Federal, Concórdia e Seara, no Oeste catarinense – lugares que receberam grupos de venezuelanos, após contratações de trabalho intermediadas pelo projeto social Acolhidos por meio do trabalho, da ONG AVSI Brasil.

Foto: Divulgação

“Ao visitar a exposição, o público acompanha a história de uma viagem carregada de sentimentos, de dignidade e de muita esperança. Mas, mais do que isso, a mostra permite algo ainda mais profundo e intenso, que é a experiência de olhar e ser olhado, por meio dos retratos. Eu gosto muito dessa troca. Estamos vivendo um período de grandes migrações no mundo e, dentro destas viagens, são os rostos, através dos retratos, que nos marcam. Me permito dizer que há também a minha história de migrante acolhido pelo Brasil, neste percurso”, revela o artista.

Na exposição, o visitante poderá contemplar fotografias e retratos; ler depoimentos de pessoas entrevistadas, além de contar com recursos audiovisuais que proporcionam uma reflexão sobre refúgio, migração e acolhimento no Brasil. A exposição conta ainda com um espaço educativo e terá a apresentação de vídeos com depoimentos do fotógrafo sobre os bastidores desta experiência.

Foto: Divulgação

A mostra “Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil” tem a curadoria de Benedetta Fontana e é realizada pela AVSI Brasil (Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil, com recursos financiados pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos EUA. Para a edição de São Paulo, a exposição conta com o patrocínio da Agência da ONU para Refugiados (Acnur) que gerencia abrigos temporários para pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela e apoia a estratégia de interiorização para outras localidades do Brasil, no âmbito da Operação Acolhida; e pela Fundação Bernard van Leer, que executa o projeto Integração local de refugiados venezuelanos com foco na Primeira Infância, em Roraima e Brasília, para atuação em todo o território nacional, em parceria com ACNUR, AVSI Brasil e Ministério das Cidades.

A iniciativa tem o apoio institucional do Consulado da Itália no Brasil, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Rede Brasil do Pacto Global, e da Casa Civil da Presidência da República, que coordena as ações da força-tarefa Operação Acolhida.

Foto: Divulgação

Em São Paulo, a exposição integra o calendário cultural do CCBB SP (Centro Cultural Banco do Brasil), parceira na realização do evento, e estará aberta ao público de 27 de maio até 26 de junho, todos os dias da semana (das 8h às 20h), e também aos sábados, domingos e feriados (das 10h às 18h), no edifício do Banco do Brasil (avenida Paulista, 1.230). Nos dias 28 e 29 de maio, o fotógrafo Veneri irá realizar visitas guiadas e apresentar a exposição para visitantes, em dois horários (10h às 12h e das 15h às 17h). O evento é gratuito e a classificação etária é livre. O espaço prevê todos os protocolos de segurança e controle preventivos à Covid-19.

Mais de Cultura