Top

Obras de Fulvio Pennacchi e sua residência serão expostas e leiloadas

Foto: DIvulgação

Fulvio Pennacchi (Toscana, 1905 – São Paulo, 1992), um dos artistas mais importantes e com grande produção artística ao longo de mais de 60 anos de trabalho, terá cerca de 350 obras, entre telas e cerâmicas, e a residência onde passou toda sua vida, leiloadas.

Foto: DIvulgação

Sob o comando do leiloeiro James Lisboa, a praça acontece no dia 6 de junho de 2022 às 21h apenas online e será transmitido pelo canal Arte1, e nos dias 7 e 8 de junho de 2022, às 20h, somente online. Mas, antes que toda a coleção seja vendida, haverá uma única oportunidade, a primeira e a última, para conhecer todo esse acervo. 

Foto: DIvulgação

Pela primeira vez a família Pennacchi abre a casa e exibe o espólio, entre os dias 30 de maio a 5 de junho das 11h às 17h. As visitas serão previamente agendadas pelo site www.leilaodearte.com.

Foto: DIvulgação

Nascido na região da Toscana, Pennacchi chegou ao Brasil aos 24 anos, em 1929, onde construiu sua vida, constituiu família e produziu, além de obras de arte icônicas, projetos arquitetônicos que perpetuaram traços inconfundíveis em uma época que a profissão de arquiteto ainda não era reconhecida. Inspirados em sua terra natal, a Igreja da Paz, na região do Glicério, assim como sua própria casa, localizada no Jardim Europa, ambos os projetos assinados por ele, trazem fortes características toscanas, percebidas nos arcos das portas – tanto da igreja quanto da residência -, no revestimento típico empregado nas paredes externas da casa e nos inúmeros afrescos, todos criados por ele em ambos os projetos. A casa ocupa uma área de 686 m² de um terreno de 2.756 m² e vale ressaltar, ainda, que os 15 afrescos que existem na residência podem, ou não, ser adquiridos junto à sua aquisição. 

Foto: DIvulgação

Destaque para o ateliê do artista que se encontra praticamente intocado e no qual algumas últimas criações, inacabadas, transmitem certa vivacidade mantida pelo tempo.

Para o leiloeiro Lisboa, estar à frente de um leilão deste porte, acarreta um amadurecimento do ato de “leiloar” em todo o Brasil. “Estamos falando de um acervo pessoal criado e guardado ao longo de várias décadas, e temos que levar em conta o fato de que a família acreditou que o leilão seria a forma mais democrática e transparente de colocar todo esse acervo à venda. São peças que nunca foram postas a pregão. Peças essas exclusivas e inéditas postas à venda pela primeira vez.” 

Lisboa ainda destaca a relevância em vender também a casa. “Independentemente daquilo que se está sendo posto à venda, entre cerâmicas e quadros, é importante ressaltar que Pennacchi sempre esteve lá. Nunca se mudou, nunca trabalhou em outro lugar, em outro endereço. Ele, além de construir a casa, sempre esteve ali, criando e trabalhando, então o que realmente importa é a unidade do artista no sentido de espaço, pois foi onde trabalhou por mais de 65 anos.”

Foto: DIvulgação

O artista produziu e deixou sua marca, que decora toda a residência, com afrescos, temperas e cerâmicas. Entrar na residência, observar as formas e perceber os detalhes da arquitetura e decoração é fazer uma viagem no tempo e para um outro continente. Marcos Pennacchi, filho mais velho do artista, comenta sobre esse momento na vida de sua família. “Essa casa simboliza uma história diferente, tanto para mim, nossa família, quanto para a cidade. É uma história diferente, é a síntese do mundo dele.” Ligado ao grupo Santa Helena, do qual faziam parte Aldo Bonadei, Mario Zanini, Humberto Rosa, Francisco Rebolo, Alfredo Volpi e tantos outros, o pintor, ceramista, desenhista, ilustrador, gravador Pennacchi exaltou a simplicidade do povo brasileiro, do povo italiano e a religiosidade por meio de sua arte e deixou seu legado em sensíveis e delicadas criações.

Foto: DIvulgação

Exposição

Fulvio Pennacchi

Local: Rua Espanha, 312, Jardim Europa, São Paulo.

Período: 30 de maio a 5 de junho de 2022.

Horário: das 11h às 17h.

Visitas com agendamento prévio via site: www.leilaodearte.com.

Leilão

Canal Arte 1

06 de junho, às 21h.

07 e 08  de junho, às 20h – somente online.

Foto: DIvulgação

Mais de Cultura