Top

Luiz Fernando Guimarães volta aos palcos como senhora de 90 anos

Foto: Divulgação

Ponto a Ponto – 4.000 Milhas”, premiada peça de Amy Herzog, estreia no próximo dia 09 de junho, no Teatro do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, sob direção de Gustavo Barchilon, que também assina o roteiro adaptado do espetáculo. A montagem leva de volta aos palcos o ator Luiz Fernando Guimarães de modo surpreendente: ele interpreta Vera, uma senhora de 90 anos que recebe a visita inesperada do neto, Léo, personagem do ator Bruno Gissoni. O diálogo entre avó e neto – um jovem aventureiro que chega ao apartamento de Vera depois de passar por uma situação traumática – traz à tona diferentes temas e pontos de vista que transformam aquela relação, tão próxima e tão distante ao mesmo tempo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A montagem, estruturada principalmente a partir do diálogo entre esses dois personagens, ganha novos contornos com a entrada em cena da atriz Renata Ricci, que interpreta dois papéis na história: Rebeca e Amanda. Com a ajuda dessas duas mulheres tão diferentes, avó e neto se reconhecem em vários aspectos da vida, mesmo tendo pontos de vista divergentes. O texto é premiado mundo afora desde sua estreia na Broadway em 2011, sendo finalista do prêmio Pulitzer de 2013.

“‘Ponto a Ponto’ é sobre relacionamentos e aborda como um assunto é visto por duas pessoas de modo oposto”, diz Barchilon, que, ao adaptar o roteiro, foi fiel às marcações da autora. No entanto, ele deixa sua marca ao colocar pela primeira vez um ator no papel da senhora nonagenária e convocando mulheres para a equipe criativa, tais quais o cenário de Natália Lana, o figurino de Graziela Bastos e a produção executiva de Graziele Saraiva, para citar algumas. “Distância, idade, família, morte e política são alguns tópicos que fazem qualquer plateia rir e refletir”, explica o diretor, que promete repetir o êxito que alcançou em sua estreia na direção do premiadíssimo musical “Barnum – O Rei do Show”, que ultrapassou 100 mil espectadores nas curtas temporadas realizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

A interpretação de Guimarães traz ainda outro aspecto à peça. Ele se despe de sua experiência masculina ao caracterizar-se de Vera e dar vida a uma mulher experiente que está no fim de sua jornada. Passando longe da masculinidade frágil, Guimarães se coloca no lugar daquela senhora, de suas dores, vivências e relações. O ator ainda traz o humor característico de sua trajetória para a personagem. “Eu já interpretei outras mulheres em minha carreira, mas fazer uma idosa está sendo muito interessante. Eu tenho 72 anos, mas me sinto jovem fazendo a Vera. Estou tentando ficar o mais próximo da realidade possível, e sempre com muito humor”, revela Guimarães. “O drama da peça está centrado no personagem Léo, então, é possível brincar com o deboche que é típico na interpretação do Luiz”, conta Barchilon.

Gissoni comemora estar no palco com Guimarães e reencontrar o amigo Barchilon. “É um acontecimento voltar aos palcos em um momento de retomada pós-pandemia em uma peça que fala sobre luto e relações entre diferentes gerações”, elogia Gissoni, que complementa: “Está sendo incrível dividir o palco com o Luiz Fernando Guimarães. Além disso, estou sendo dirigido pelo Gustavo, um amigo que eu conheço desde o início de nossas relações com o teatro”.

O espetáculo fica em cartaz no Rio entre 9 de junho e 10 de julho no Teatro do Copacabana Palace. “Ponto a Ponto – 4.000 Milhas” segue para temporada em São Paulo, no teatro B32, entre 15 de julho e 28 de agosto.

Teatro Copacabana Palace – Av. Nossa Sra. de Copacabana, 261 , Rio de Janeiro.

 

Mais de Cultura