Top

“Queria trazer a atenção para mim de um jeito diferente”, diz Luccas Carlos sobre álbum

Foto: Divulgação

Por Rafael Hysper

Quantos fenômenos na música você conhece? Na internet, todo dia nasce um pseudo-talento, que acaba tão rápido quanto surgiu. Mas quando o assunto é música de qualidade e longevidade, Luccas Carlos vem se destacando com um sucesso atrás do outro há tempos! Destaque dentro da cena R&B e hip hop, e não é de hoje, ele lançou seu álbum de estreia “jovemCARLOS”, no dia 10 deste mês, para validar toda essa consagração.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Após dezenas de lançamentos, o trabalho de estreia mostra que a juventude e maturidade são subjetivas, que tempo e momento são mais espirituais e categóricos do que apenas nomenclaturas. Em conversa com RG, ele destaca: “Nenhum dos trabalhos anteriores foi tão pensado como esse, nenhum trazia tanta coisa nova. Queria mostrar novidades no meu primeiro disco e, conforme fui fazendo essas músicas, elas – de alguma forma – não se encaixavam nos outros projetos. Era uma vontade minha vir diferente nesse disco, sim, misturar e experimentar. Queria trazer a atenção para mim de um jeito diferente”.

Em dez faixas bem radiofônicas, passando por subgêneros como rap acústico e apresentando elementos clássicos do R&B, o disco exibe facetas das mais variadas em estilos musical e lírico. São 32 minutos, caminhando por temas como o amor, desilusões e questões emocionais diversas, que são o ponto forte do trabalho e de toda sua carreira. Ele, que sempre apresentou faixas semelhantes a artistas internacionais, como Ty Dolla Sign, Childish Gambino e Jeremih, agora apresenta um lado mais brasileiro em suas criações.

Foto: Divulgação

Em uma reflexão sobre o disco e carreira, conclui: “Eu cresci demais, hoje já tenho 28 anos e enxergo a vida de outra forma. Sou bem novo ainda, mas sinto que aprendi muito desde então. O lance de querer fazer músicas diferentes do que o usual, era algo que eu só pensava em fazer naquela época (“Pirâmide Perdida”, selo independente), mas eu não tinha a cara para ir lá e fazer. Tinha medo, hoje não mais. Me sinto muito mais maduro pessoalmente e musicalmente”, reforça.

Novo álbum

Com mais de dez anos de carreira, a demora para debutar “jovemCARLOS” não se deu por falta de repertório ou criatividade, ele é uma fonte infinita no quesito composição, e sim de forma estratégica, conceitual e por ver sua arte como algo mais profundo. O trabalho delongou toda uma carreira para o seu lançamento, o que deu um gostinho a mais ao tão esperado primeiro LP, que já está disponível em todas as plataformas digitais pelo selos WE4 Music e slap (Som Livre).

Porém, esse não pode ser chamado de um simples álbum de estreia ou muito menos debut, pois Carlos tem uma história mais do que concreta, que vai de novos clássicos do hip hop a hits do pop nacional. Ele coleciona parcerias para fazer inveja a qualquer veterano. Queridinho de nomes como Luísa Sonza e Marcelo D2, tem composições regravadas por gigantes da música brasileira como Thiaguinho, além de feats. majestosos com Iza, Matuê, Vitão, Tuyo, Rashid e dezenas de outros nomes dos mais variados, incluindo uma parceria no novo disco de Lulu Santos. Também foi muito tocado no início deste ano, no “BBB 22”, tendo Paulo André e Pedro Scooby como fãs declarados de suas produções.

Produção e parcerias

Conhecido por falar muito de amor nas músicas, quis trazer um pouco dessa dualidade na collab com Lulu Santos e mostrar um lado desconhecido. “Acho muito lindo trazer o Lulu pro meu universo dessa forma”. Além de Lulu em “opção”, outra parceria é com Chris MC, que aparece na faixa “mais que isso”. O cantor ainda contou com a companhia de nomes de peso nas composições e produção musical, como Vitão, Gee Rocha, Nave, Go Dassisti, Pedro Dash, Pedro Breder, Douglas Moda, André Jordão, Willsbife, Lotto e Paiva. Mesmo recente, o disco tem show de lançamento programado para julho na Audio, em São Paulo.

Foto: Divulgação

Da EDM ao samba

Com menos de 30 anos, ele conseguiu trazer um disco que fala de amor e vivências, mas de forma madura, com sonoridade consistente, que passeia pela house music no estilo britânico e vai até o samba carioca. Mostra novos olhares, mas sem deixar a essência do artista de lado. Ainda que menos similar a trabalhos passados, o que pode causar certa estranheza ao seu já dedicado público, abre um novo caminho, não só para sua carreira, mas para o gênero que é pouco explorado no mainstream brasileiro. Se você não é fã de hip hop, mas gosta de Seu Jorge, Incubus ou Billie Eilish, “jovemCARLOS” entrega um pouco de tudo isso. Ir além do comodismo ou da busca pelo hit perfeito, faz desse trabalho mercantil, mas sem deixar de ser honesto e profundo. Ouça!

Luccas Carlos @ Audio
Sexta-feira – 15 de julho.
Ingressos a partir de R$ 40.
https://www.ticket360.com.br/evento/24257/ingressos-para-luccas-carlos

Mais de Cultura