Top

Maurício Pereira antecede próximo disco com versão de “Um Teco-Teco Amarelo em Chamas”

Tonho Penhasco e Maurício Pereira – Foto: Georgia Branco

“É uma maneira poética de dizer que na hora do conflito, mais que nunca, o mundo está indo pro choque, pro embate, para um entrar de cabeça no outro”. Maurício Pereira define desta maneira o novo single “Um Teco-Teco Amarelo em Chamas”, agora divulgado em uma nova versão, com menos elementos e mais potência sonora. A faixa chega às plataformas de streaming de áudio no dia 24 de maio e antecede o próximo disco do músico paulistano, “Micro” – previsto para julho –, no qual ele relê canções suas redesenhadas de um jeito minimalista pelo parceiro guitarrista Tonho Penhasco.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Criada em parceria com o músico gaúcho Arthur de Faria, “Um Teco-Teco Amarelo em Chamas” foi lançada pela primeira vez por Maurício no disco “Pra Marte” (2007), um de seus mais conhecidos trabalhos. A canção se desdobra, desta vez, para o formato “micro”, conceito que permeia o oitavo álbum do artista. Ao se traçar um paralelo entre os anos 2000, quando composta, e hoje, é possível notar a atemporalidade das letras de Pereira. “Hoje, a gente tem um mundo de mais conflito ainda, sem possibilidade de conversa. Então, nesse sentido, acho que a música é até mais atual agora do que era lá em 2000. É um mundo com mais explosão e com menos diálogo”, comenta.

O “micro” (filosofia e disco) tomou forma na estrada. Maurício e o guitarrista e amigo Tonho Penhasco embarcaram em uma excursão que passou por diferentes locais do Brasil, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, depois do lançamento do disco “Outono no Sudeste” (2018). Menores e mais funcionais, as apresentações possibilitaram que eles rodassem de forma mais ágil pelos palcos do país. “O ‘Micro’ passou a ter vida própria, virou um jeito de ver o mundo e foi ganhando energia, poesia e linguagem”, finaliza. A partir dali, Maurício, acompanhado pelo Tonho e pela Semi – nome dado à guitarra que ele construiu – embarcaram em um processo de desconstrução e reconstrução das faixas, entre elas, a novidade “Um Teco-Teco Amarelo em Chamas”.

 

Mais de Cultura