Cultura

MAM Rio apresenta a mostra “Nakoada: estratégias para a arte moderna”

Share

Mahku – Foto: Daniel Dinato

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) inaugura em 9 de julho de 2022 a exposição “Nakoada: estratégias para a arte moderna”. Com curadoria de Denilson Baniwa e Beatriz Lemos, a mostra busca acrescentar novas camadas às discussões geradas pelo centenário da Semana de 22.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Nakoada” é uma estratégia de guerra do povo Baniwa da região do Alto Rio Negro para elaborar novas possibilidades de permanência no mundo. O conceito orienta a  da exposição e resume a tática de mergulhar na compreensão de aspectos de outra cultura para a garantia da própria sobrevivência. Se originalmente esta prática era usada pelos Baniwa para lidar com outros povos originários, hoje é repensada para a relação com culturas não indígenas. “‘Nakoada’ é um gesto de retorno. Seria o  momento em que as pessoas que foram alvos de ações externas entendem o poder  opressor do outro e agora procuram uma possibilidade de retornar à sua própria autonomia”, explica Denilson Baniwa, um dos mais proeminentes artistas da arte indígena contemporânea.

Cinthia Marcelle – Foto: Rodrigo Franco

Beatriz Lemos, curadora adjunta do MAM Rio, explica que “Nakoada” não é um tema para a exposição, e sim uma forma de agir:”É uma maneira de pensar que se afasta da lógica ocidental imperialista, que incorpora e instrumentaliza as referências dos outros povos. A ideia é entender o modernismo ainda como um marco e estudá-lo, para pensar o que vem pela frente, como podemos imaginar os próximos 100 anos”.

De acordo com a curadoria, mais do que propor uma revisão crítica do modernismo – o que já vem sendo feito de maneira elaborada, inclusive por artistas indígenas – a exposição pretende mostrar pontos de partida alternativos para refletir sobre o que poderia ser uma produção artística que se engaja com alguns dos ideais modernos, mas escapa de suas armadilhas.

Novíssimo Edgar – Foto: Cassia Tabatini

Na exposição, a silhueta de uma cobra serpenteia por todo o Salão Monumental do MAM Rio. “A expografia toma a forma de uma serpente cósmica que não tem começo nem fim. Essa simbologia é recorrente na cosmovisão baniwa e em diversas culturas ocidentais e orientais, do norte e do sul”, observa Denilson Baniwa. “Ela digere a nossa história e carrega, dentro de seu bojo, esse tempo expandido desde antes da colonização.”

De acordo com Pablo Lafuente, codiretor artístico do MAM Rio, “’Nakoada’ continua o trabalho que o museu vem fazendo em repensar memória e patrimônio em função de perspectivas e saberes outros, que nos ajudam a atualizar a história e fazer a cultura do passado relevante no presente”. “A exposição nos provoca a pensar, a olhar de novo as obras e artistas que pensamos que conhecemos. Rearticulando essas narrativas e linguagens, e apresentando-as em outras configurações em conexão com criações indígenas e com obras de arte contemporânea, ‘Nakoada’ as expande e as ativa como ferramentas para outras histórias e outras construções.”

Zahy Guajajara – Foto: Ivan Pacheco

A exposição conta com trabalhos de quatro artistas contemporâneos convidados a criar especialmente para a ocasião: Cinthia Marcelle, Mahku, Novíssimo Edgar e Zahy Guajajara. Obras fundamentais de expoentes do modernismo brasileiro, como Alberto Guignard, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Candido Portinari, Djanira, Di Cavalcanti, Ismael Nery, José Pancetti, Oswaldo Goeldi e Tarsila do Amaral, entre outros, também estão presentes.

Completam a mostra uma pintura do artista Jaider Esbell, cerâmicas do acervo do Museu do Índio – potes e vasos dos povos Karajá, Marubo, Maku, Terena e Ticuna, bonecas Karajá e um conjunto de placas com grafemas Baniwa.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024