Cultura

Fun Arte combina skate, circo, arte e cultura no Rio de Janeiro

Share

Fun Arte une skate, arte e cultura – Fotos: J. Mantovani

­­A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), junto com o Instituto Bob Burnquist, apresentam o FUN ARTE – Arte em Circuito com Skate e Cultura. Inaugurado em São Paulo, em novembro de 2021, o evento ganha, agora, sua edição carioca, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de maio, na Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, no Rio.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Contando com a presença do skatista e referência mundial no esporte, Bob Burnquist, e de seus convidados, a programação combina esporte, música, circo, grafite, artes plásticas, economia criativa e tecnologia e tem entrada gratuita, limitada à lotação – os ingressos podem ser obtidos antecipadamente no site.

O público vai poder conhecer um pouco mais sobre o esporte e participar de oficinas, rodas de conversa e assistir às performances artísticas. A ideia é mostrar que o skate é um estilo de vida e também uma ferramenta de transformação social. “Depois do sucesso do FUN ARTE em São Paulo, vamos repetir a dose no Rio de Janeiro, em maio”, comemora Bob Burnquist. “Vamos ter várias atividades, entre elas, oficinas que eu vou promover, junto com convidados, para passar para a garotada dicas de como ser um criador de conteúdo, sobre economia criativa, novas tecnologias e NFT. Temos também o nosso projeto cripto arte, no nosso Instituto Skate Cuida e, inclusive, vamos levar alguns alunos da organização para o evento e lá faremos uma grande apresentação e até uma minicompetição de skate, com disputa da melhor manobra. Vai ser uma grande festa entre amigos”, promete o skatista.

Para os shows dessa edição do Fun Arte – Arte em Circuito com Skate e Cultura estão escalados a cantora pop Lary, que ficou conhecida com o hit “Salto 15”, que fez parte da trilha sonora da novela “A força do Querer” (Rede Globo); os rappers Ryan Realcria e Taylan, o último é uma das atrações no Rock in Rio; os Djs Machintal (que já acompanhou e/ou produziu Farofa Carioca, Larissa Luz, Dream Team do Passinho, entre outros) e Tamy (Racionais MC’s, Emicida, Ludmilla, entre outros); E, ainda, o grupo Instinto Coletivo, que traz no seu repertório os maiores sucessos da banda O Rappa; e o cantor André Frateschi, conhecido por sua experiência na TV como ator em diversas novelas e séries, mas também por ter sido vencedor do programa Popstar, na TV Globo, e ser o vocalista na turnê comemorativa dos 30 anos da Legião Urbana, junto a Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.

A programação também traz apresentações de artes circenses, como contorcionistas, palhaços, acrobatas e malabaristas.  

Para o skate, será montado um pequeno circuito com pista, rampas e obstáculos. A programação contará também com uma série de oficinas, começando pelos workshops conduzidos por Bob Burnquist, que receberá convidados especializados em temas como criação de conteúdo, cripto arte e economia criativa, com transmissão ao vivo pela internet na forma de lives. Outras oficinas serão dedicadas ao grafite, circo e técnicas para Djs.

Além disso, durante todo o evento, funcionará no local um estande do projeto Arte na Fonte (@aartenafonte, no Instagram), com a exposição de obras de oito artistas da periferia, especialmente produzidas para a ocasião. Essas obras poderão ser adquiridas pelo público e 80% da renda obtida será revertida para projetos sociais.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024