Top

Francisco, el Hombre lança “Grandes Éxitos en Español”, coletânea que celebra a trajetória da banda

Francisco, el Hombre – Foto: Bruno Biella

Passado, presente e futuro se encontram no novo lançamento da Francisco, el Hombre. Como uma forma de celebrar o que viveram no últimos anos e o que está por vir nos próximos meses, LAZÚLI, Mateo Piracés-Ugarte, Helena Papini, Sebastianismos e Andrei Kozyreff lançaram na última semana, “Grandes Éxitos en Español”, uma coletânea de músicas em espanhol que marcaram a história do grupo. A tracklist possui, ao todo, 14 faixas, incluindo a inédita “Hoy Muero Feliz”, que conta com duas versões: uma gravada no México e outra no Brasil.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Letras em espanhol fazem parte do caminho do quinteto desde o começo. A identificação, primeiramente, veio pela origem mexicana dos irmãos Sebastianismos e Mateo, mas foi algo que a banda incorporou em sua identidade e se fez presente nos lançamentos do coletivo, incluindo o mais recente trabalho de estúdio. “CASA FRANCISCO nos influenciou no sentido de nos fazer olhar novamente para várias das nossas raízes culturais, resgatando e evidenciando mais uma vez a ponte entre Brasil e América Latina”, afirma LAZÚLI.

Nas composições presentes na seleção, “Hoy Muero Feliz” é responsável por abrir e encerrar o disco, e traz em seus versos a celebração das relações e a necessidade de demonstrar o amor no agora. A versão México é a primeira a ser apresentada. Captada no país, no Panoram Studios, ela carrega sonoramente elementos do rock local. Entendendo que cada público é único, o quinteto optou por gravar a mesma canção com um arranjo que fizesse mais sentido por aqui. “Cada cena tem suas diferenças e suas complexidades. Isso é uma coisa que aprendemos na estrada. A mesma música pode soar de jeitos diferentes a depender de onde a gente toque e ‘Hoy Muero Feliz’ é um reflexo disso”, comenta Sebastianismos.

Como o nome Grandes Éxitos en Español deixa explícito, o lançamento da coletânea é uma forma de reunir e reviver para o público canções em espanhol que viraram clássicos no repertório da Francisco, el Hombre. O projeto contempla as várias fases da banda e vai desde o primeiro EP, o La Pachanga! (2014), passa por Francisca La Braza (2018) – parceria com os cariocas da Braza –, os discos Soltasbruxas (2016) e CASA FRANCISCO (2021). Sem deixar de fora também singles importantes como “Baile Sudaca”, que conta com a participação dos chilenos da Moral Distraida. “Acho que lançar a coletânea traz uma energia renovada para essas músicas”, revela LAZÚLI.

Grandes Éxitos en Español chega em um momento que o conjunto está a todo vapor nas retomadas do shows, inclusive com turnês internacionais. Eles têm datas marcadas nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa – passando por Londres, Espanha, Alemanha e Portugal, quando tocam no Rock in Rio Lisboa. Aqui no Brasil, a Francisco, el Hombre tem presença confirmada em festivais como Criolina, em Brasília; Forró da Lua Cheia, em Altinópolis, em São Paulo; e no Rock in Rio, no Rio de Janeiro.

Mais de Cultura