Top

Fotógrafa usa a Fine Art para retratar mulheres

Foto: Divulgação/Roberta Guido

Diferentemente de muitos gêneros dentro da fotografia, a Fine Art é muito ampla e pode incluir desde fotos de paisagens a retratos criativos, até imagens completamente abstratas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A fotógrafa carioca Roberta Guido é referência nesse estilo e vem se destacando no mercado com sua habilidade para transformar mulheres em obras de arte. Fine Art é um estilo de fotografia onde a câmera para além de uma ferramenta para documentar um momento, é usada para criar uma peça final que expressa a visão do artista. 

Roberta explica que: “É um estilo de fotografia na qual mistura a expressão e olhar do fotógrafo com a arte. Neste estilo, o fotógrafo expressa a sua visão e seus sentimentos por meio da criatividade, do lúdico com uma série de questões que pode trabalhar. As minhas fotografias são trabalhadas em cima de duas linhas, o “Conto de Fadas”, onde trabalhamos um universo mais místico, em que as mulheres se tornam verdadeiras deusas nos ensaios fotográficos; e a outra linha é a “Obra de arte”, onde a intenção é que elas se sintam uma obra de arte mesmo, que tenham saído de um quadro, na qual as pessoas confundem se é uma fotografia ou uma pintura, por conta das edições, produção, cenários etc.”

Tendo como referência a irmandade Pré-Rafaelita, em especial Dante Gabriel Rossetti,e a dramatização e iluminação perfeitas dos retratos de Caravaggio e Rembrandt, Roberta sempre teve uma conexão com a arte: “Desde pequena eu sempre amei esse universo artístico, meu sonho era fazer belas artes. Com 11 anos eu comprava alguns livros só porque as capas tinham pinturas dos Pré-Rafaelitas, essa estética me atraiu desde nova, que eram mulheres e seres místicos na natureza. Mas por amar tanto a natureza também, acabou que fui fazer faculdade de biologia e durante a faculdade, me tornei fotógrafa de aves e posteriormente de pessoas, isso em 2013, quando comecei a fotografar. Logo comecei a procurar grupos de mulheres ruivas (que era a minha referência Pré-Rafaelita) para fotografar por hobby, e foi assim que me inseri na fotografia Fine Art”.

Foto: Divulgação/Roberta Guido

Buscando inspiração em obras renascentistas, neoclássicas e barrocas, Roberta tem como propósito transportar mulheres para outra época, exaltando a beleza feminina em todas as suas formas, com todos os tipos de corpos: “Todas as mulheres possuem uma beleza única, mas nem todas sabem disso. No meu trabalho, eu tento passar uma experiência além de uma fotografia simples e qualquer onde a pessoa será retratada superficialmente. A experiência de ela estar na natureza, em contato com a natureza, simulando fazer parte daquele ambiente é o início do trabalho, e terminamos onde ela se transformará em uma obra de arte. É um trabalho em conjunto onde tento ressaltar a beleza delas, com uma experiência única, frisando sempre mostrar que elas e qualquer uma podem ser o que quiserem. Que é onde entra toda a preocupação com figurinos e produção durante os ensaios. Meu intuito é que todas – e qualquer perfil feminino – se sintam únicas e especiais. Meu trabalho é para todas e para mulheres reais que se tornam verdadeiras deusas no final. Deusas elas já são, mas nem todas conseguem se enxergar assim”, finaliza.

Mais de Cultura