Top

YUNGBLUD anuncia novo álbum e fala sobre parceria com Willow Smith

YUNGBLUD anuncia próximo álbum – Foto: reprodução/@yungblud

Em turnê pela Europa, o artista conhecido como YUNGBLUD aproveitou para lançar o single “Memories”, que teve a participação de Willow Smith, na semana passada e anunciar seu próximo álbum, “YUNGBLUD”, nesta terça-feira. Em entrevista ao RG ele contou que o nome não revela apenas uma persona, ele representa uma comunidade, e que nada nunca fez tanto sentido em sua vida quanto isso.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Britânico, o multi instrumentista pegou uma guitarra pela primeira vez aos 2 anos, e começou a escrever suas próprias músicas aos 10. Hoje, aos 23 anos, o artista ficou famoso por usar suas músicas para falar sobre o que sente, além de dar voz e empoderar outros jovens. 

“Eu não senti que podia ser quem eu era enquanto estava crescendo, e são os meus fãs que fazem com que eu me sinta bem-vindo como eu sou. Nunca vou desmerecer isso, levarei para o resto da vida”, afirma ele, que luta para que outras pessoas possam se sentir bem com quem são e sejam celebradas por isso.

Essa ideia foi trabalhada pelo cantor no single “Memories”, ao lado de Willow, em que falam sobre deixar de lado os traumas passados. “Eu queria fazer uma música em que as pessoas pudessem gritar a dor para fora”, conta ele. Com influências que passam por The Clash, Joy Division, The Sex Pistols, Guns N’ Roses, ACDC, The Cure, Queen, The Rolling Stones, o rock de YUNGBLUD é realmente libertador.

Cantor britânico lançou recentemente single em parceria com Willow Smith – Foto: reprodução/@yungblud

Apesar de levar o rock’n’roll como religião, o cantor disse que as referências do novo álbum também passaram por algumas bandas mais indies, como The Smiths, New Waves e Siouxsie And The Banshees. “Eles têm esse elemento feliz e triste que é o que eu conheço e coloco nas minhas canções também”, explica. O álbum “YUNGBLUD” já está disponível para pedir antecipadamente e tem previsão de lançamento para o dia 2 de setembro.

Leia a entrevista completa com o artista a seguir:

RG – Você lançou recentemente “Memories”, com a Willow Smith, sobre o que é essa música e o que ela significa para você?

YUNGBLUD – A música é sobre deixar de lado traumas passados, e eu queria criar uma música que milhares de pessoas pudessem estar juntas e gritar aquela dor para fora, em um mesmo quarto para dividir os fardos de cada um e transformar isso em algo bonito e positivo.

E como foi trabalhar com a Willow?

Eu acho a Willow incrível, ela é revigorante, nova e animada. E nós dois somos meio loucos então deu realmente muito certo.

Ainda sobre sua parceria com a Willow, vocês estiveram juntos em um podcast e comentaram de vários assuntos, inclusive sobre a indústria musical. Sendo assim, como você diria que essa indústria afetou sua carreira enquanto você estava se descobrindo enquanto artista?

Não acho que foi realmente a indústria que teve impacto sobre mim, na verdade eu sou um artista que luta contra isso. Tudo que a indústria musical me disse para fazer não funcionou, e eu acho que a parte mais importante de um artista é não ligar tanto para a indústria, é se conectar com as pessoas e dizer alguma coisa que interesse. Para mim, YUNGBLUD sempre foi sobre as pessoas e fazer com que elas se sentissem bem com quem são. Eu não senti que podia ser quem eu era enquanto estava crescendo, e são os meus fãs que fazem com que eu me sinta bonito, vivo e bem-vindo como eu sou. Eu nunca vou desmerecer isso, levarei para o resto da vida e vou continuar lutando para em qualquer lugar do mundo, as pessoas possam sentir que podem ser quem são e ser celebradas por isso.

Quanto à história do rock, como o gênero influenciou sua identidade musical?

O rock’n’roll está no meu sangue, no meu coração. The Clash, Joy Division, The Sex Pistols, Guns N’ Roses, ACDC, The Cure, Queen, The Rolling Stones, tudo isso está no meu sangue, foi o que eu cresci ouvindo. Eu não conheço outra coisa, é o gênero que eu cresci ouvindo porque não é apenas sobre a música, é sobre a atitude, e o rock’n’roll não é sobre o que você canta é sobre o que sua letra diz. E eu amo, não sei mais o que dizer, isso é a minha religião.

Capa do próximo álbum do YUNGBLUD – Foto: divulgação

Além do rock, quais são algumas das suas outras referências musicais?

Então, com esse novo álbum eu tirei muito coisa do The Smiths, The Cure, New Waves, Siouxsie And The Banshees, eles têm esse elemento meio feliz meio triste, que tá meio que encravado no meu conhecimento e na minha cultura, eu quis pegar essas influências e o que elas me ensinaram, desarranjar tudo e montar de novo, criando algo diferente.

Agora você está em turnê pela Europa, como tem sido esse momento com os fãs de diferentes lugares do mundo?

Acho que é aí que o YUNGBLUD mostra o que realmente é. YUNGBLUD não sou eu, é uma comunidade, uma cultura, um movimento e estar de volta em turnê é como se tivéssemos ganhado o nosso oxigênio de volta. E eu mal posso esperar para levar a turnê ao Brasil, vai ser incrível.

Falando no Brasil, quando é que podemos esperar você por aqui? 

Com certeza, estarei aí em 2023. E eu sei que vai ser uma das experiências mais apaixonantes e únicas da minha vida. Mal posso esperar.

Mais de Cultura