Top

MITA: saiba tudo que aconteceu no último dia do festival em São Paulo

Segundo dia de MITA é mais cheio que o primeiro – Foto: Alex Woloch

O segundo e último dia do Festival MITA em São Paulo aconteceu neste domingo (15.05), no Spark Arena, e teve um público bem maior que o dia anterior. Se no sábado, por volta de 13h30, ainda não tinham entrado nem 500 pessoas no evento, ontem, o contador indicava mais de 2 mil no mesmo horário. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Grande parte disso se deve aos fãs de Gorillaz, banda britânica famosa pelos personagens em desenho animado, que não vem ao Brasil desde 2018, quando esteve aqui pela primeira vez. Headliner do evento, eles logo mostraram que também sabem fazer música ao vivo e em carne e osso, embora seus personagens aparecessem na tela de fundo ao longo de toda a apresentação.

Aqui você acompanha a cobertura do evento pelo site RG, saiba tudo que aconteceu neste domingo e o que esperar do próximo fim de semana, quando o MITA vai para o Rio de Janeiro.

Letrux

Letrux no MITA – Foto: Alex Woloch

Para um dia que prometia chuva, este domingo de MITA surpreendeu muita gente com o sol escaldante, ainda mais às 13h35, quando Letrux subiu no palco Villa Lobos. “Eu combinei com a chuva, galera, foi tudo combinado”, brincou ela, como gosta de fazer. Animando o público com seus hits e sua simpatia, que conquistou quem passava por ali e ainda não a conhecia.

A cantora, que esbanjava brilho com seu macacão preto de spikes e franjas douradas, também agradeceu aos fãs que chegaram mais cedo para vê-la. Ao som de hits como “Ninguém Perguntou Por Você” e “Flerte Revival”, a plateia vibrou com Letrux, que até desceu do palco para cantar no meio da galera.

Heavy Baile

Quem vê Two Door Cinema Club e Gorillaz no line up talvez não pense que o funk de Heavy Baile vai conquistar muita gente em um evento com tanto indie/rock, mas a realidade foi outra. A banda já chegou tremendo às estruturas do palco Deezer e convidando todo mundo para rebolar. Com dançarinos e DJs no palco, o baile tomou conta do MITA e fez todo mundo acompanhar os passinhos.

O grupo aumentou ainda mais a temperatura da pista no dia quente com seus remixes. Conhecidos por chamar o público para subir no palco em determinado momento do show, o Heavy Baile não pôde fazer isso no MITA então desceu até o público. O cantor foi literalmente para o meio da galera, chegando a pular a grade que os separava.

Liniker

Liniker em show no festival MITA – Alex Woloch

Como uma força da natureza, Liniker entrou no palco Villa Lobos enquanto uma nuvem de chuva se formava, mas foi começar a cantar para que o céu se abrisse para ela. Vestindo dourado, em contraponto ao fundo prateado, a cantora apresentou o show de seu primeiro álbum na carreira solo, “Indigo Borboleta Anil”.

“A gente só é o que é por causa de vocês que estão aqui, da plateia, então queria pedir uma salva de palmas para o público, para os artistas e para os trabalhadores de cultura que sobreviveram esse tempo todo”, disse ela, em relação ao retorno dos eventos nesse pós-pandemia. 

Artista independente, Liniker contou que tem orgulho de ser uma cantora brasileira que veio de Araraquara. Para celebrar as raízes, ela cantou uma versão especial de “Não Adianta”, música que aprendeu em sua cidade e é originalmente tocada pelo Trio Mocotó. Ela ainda enalteceu a banda, falando do orgulho de tocar com tanta gente preta no palco.

Two Door Cinema Club

Um dos destaques internacionais do segundo dia de MITA foi o Two Door Cinema Club, banda irlandesa muito aguardada pelo público, mas que teve um imprevisto na última semana e precisou vir com outro vocalista. Alex Trimble cancelou sua vinda ao Brasil depois de apresentar um “pequeno problema de saúde” e foi substituído por David Clements, um amigo de longa data do grupo.

Apesar disso, a banda deu um dos melhores shows deste domingo, dando bastante destaque aos maiores sucessos da carreira, incluindo a primeira música que já lançaram, “Something Good Can Work”, que os apresentou para o mundo em 2009. O vocalista temporário, embora estivesse tímido no palco, deu conta de sustentar os vocais de Alex e o público saiu contente. “Muito bom voltar a tocar, especialmente aqui no Brasil”, chegou a dizer o guitarrista, emocionado. 

Gorillaz

Gorillaz no Festival MITA – Foto: Alex Woloch

Mas todos os olhos ansiavam mesmo por ver Gorillaz, embora não soubessem bem o que esperar. Conhecidos como uma banda virtual, o grupo já chegou a fazer shows em que hologramas de seus personagens tocavam na frente do público enquanto eles apareciam apenas em sombra por trás de uma cortina. No MITA, porém, a banda tocou em carne e osso e, como se precisasse provar isso, o cantor, Damon, subiu diversas vezes na grade que separava a plateia do palco.

Com tantos anos da banda, que existe desde 1998, é impossível dizer que eles tocaram todos os sucessos, afinal, foram vários. Mas eles definitivamente tentaram, e ainda trouxeram quatro convidados para dividir o palco com eles. O público cantou todas as músicas em coro e gritou pelo retorno da banda depois de 1h30 de show, quando eles deram uma pausa e se despediram como se tivessem terminado. Após alguns minutos o grupo voltou para mais meia hora de música, finalizando com “Clint Eastwood”.

Mais de Cultura