Cultura

Feiras ArPa e Made acontecem simultaneamente de 1 a 5 de junho em SP

Share

Waldick Jatobá e Camilla Barella – Foto: Silvana Garzaro

Propondo uma experiência aprofundada e próxima com o público em geral e com os colecionadores de arte, a Viva Projects – agência cultural liderada por Camilla Barella e Cecilia Tanure -, em parceria com a Allegra Pacaembu – concessionária que assumiu a gestão do Pacaembu em 2020 -, realizam a feira de arte ArPa, que acontece entre os dias 01 e 05 de junho, de quarta-feira a domingo, no Pavilhão Pacaembu, espaço localizado no Complexo Pacaembu, com entrada pela Praça Charles Miller. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nesta primeira edição, a realização da ArPa será simultânea à Made – Mercado, Arte, Design; feira de design que chega a sua décima edição. A parceria é uma iniciativa do curador de design Waldick Jatobá. A ArPa conta também com direção de Cristina Candeloro e recebe mais de 45 expositores que comercializam suas obras no espaço de 4 mil m². 

Os objetivos centrais do evento são expandir a arte nacional por meio dessa nova experiência e agregar colecionadores de todo o País, gerando novas oportunidades para galerias e possibilitando conexões com o cenário internacional. “A ArPa nasce de um diálogo direto com as galerias e entender suas necessidades e demandas é a nossa meta”, comenta Camilla.

Dentre os mais de 45 expositores – do mercado primário e secundário -, a feira contará com estandes destinados a jovens galerias, mas também aos artistas já consolidados no circuito das artes. A previsão é que o valor inicial para a comercialização de obras na ArPa seja a partir de R$ 5 mil. “Queremos produzir um evento destinado aos negócios, mas que também dê lugar à formação de público – por isso estamos promovendo visitas guiadas com curadores e produtores culturais e também teremos o setor Arte em Campo, que leva à Praça Charles Miller uma seleção de esculturas e instalações, ao ar livre, abertas para visitação gratuita do público”, reforça Camilla.

Equipe de produção da primeira edição da feira de arte ArPa – Foto: Divulgação

A diretora da ArPa conta que o processo de seleção de curadorias para os diferentes segmentos da feira se deu a partir da experiência de cada profissional visando construir um evento de arte com um olhar descentralizado; que possa reunir diferentes abordagens, perspectivas e pontos de vista sobre a arte. “Como a feira nasceu justamente da vontade de representar as galerias, fazia sentido termos um time comprometido com a diversidade”, diz Camilla.

A ArPa e a Made contam com os seguintes patrocinadores: Banco Master, Comgás, Mitsubishi, MOS, Nano Art Market e Tivoli Mofarrej.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024