Waldick Jatobá e Camilla Barella – Foto: Silvana Garzaro
Propondo uma experiência aprofundada e próxima com o público em geral e com os colecionadores de arte, a Viva Projects – agência cultural liderada por Camilla Barella e Cecilia Tanure -, em parceria com a Allegra Pacaembu – concessionária que assumiu a gestão do Pacaembu em 2020 -, realizam a feira de arte ArPa, que acontece entre os dias 01 e 05 de junho, de quarta-feira a domingo, no Pavilhão Pacaembu, espaço localizado no Complexo Pacaembu, com entrada pela Praça Charles Miller.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Nesta primeira edição, a realização da ArPa será simultânea à Made – Mercado, Arte, Design; feira de design que chega a sua décima edição. A parceria é uma iniciativa do curador de design Waldick Jatobá. A ArPa conta também com direção de Cristina Candeloro e recebe mais de 45 expositores que comercializam suas obras no espaço de 4 mil m².
Os objetivos centrais do evento são expandir a arte nacional por meio dessa nova experiência e agregar colecionadores de todo o País, gerando novas oportunidades para galerias e possibilitando conexões com o cenário internacional. “A ArPa nasce de um diálogo direto com as galerias e entender suas necessidades e demandas é a nossa meta”, comenta Camilla.
Dentre os mais de 45 expositores – do mercado primário e secundário -, a feira contará com estandes destinados a jovens galerias, mas também aos artistas já consolidados no circuito das artes. A previsão é que o valor inicial para a comercialização de obras na ArPa seja a partir de R$ 5 mil. “Queremos produzir um evento destinado aos negócios, mas que também dê lugar à formação de público – por isso estamos promovendo visitas guiadas com curadores e produtores culturais e também teremos o setor Arte em Campo, que leva à Praça Charles Miller uma seleção de esculturas e instalações, ao ar livre, abertas para visitação gratuita do público”, reforça Camilla.
Equipe de produção da primeira edição da feira de arte ArPa – Foto: Divulgação
A diretora da ArPa conta que o processo de seleção de curadorias para os diferentes segmentos da feira se deu a partir da experiência de cada profissional visando construir um evento de arte com um olhar descentralizado; que possa reunir diferentes abordagens, perspectivas e pontos de vista sobre a arte. “Como a feira nasceu justamente da vontade de representar as galerias, fazia sentido termos um time comprometido com a diversidade”, diz Camilla.
A ArPa e a Made contam com os seguintes patrocinadores: Banco Master, Comgás, Mitsubishi, MOS, Nano Art Market e Tivoli Mofarrej.